Estados e Capitais do Brasil
 
Amapá

Amapá


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (8 voto(s), média: 4,00 de 5)

O Amapá é um dos sete estados brasileiros que compõem a Região Norte do Brasil. Nos seus limites encontram-se o estado do Pará, o Oceano Atlântico, a Guiana Francesa e o Suriname. O Amapá é um dos mais preservados estados do Brasil, com mais de 72% de seu território destinado à conservação de terras indígenas. São 19 Unidades de Conservação Indígena, que ocupam uma área de mais de nove milhões de hectares. O estado é o único a dedicar um percentual tão grande do seu território a esta finalidade.

Com relevo pouco acidentado e baixas altitudes, o Amapá é um dos poucos estados a oferecer condições geográficas para a formação de ecossistemas muito variados. O clima é classificado como tropical superúmido, sendo dividido em duas regiões climáticas: uma úmida e predominante no território, com dois meses secos, e a outra com três meses secos, registrada na maior parte do litoral.

É o 26º estado mais populoso do Brasil, com número de habitantes superior a 680 mil. São 16 municípios, e grande parte da população concentra-se na capital, Macapá. Quase 90% da população do estado vive na capital, conferindo à cidade a quinta maior densidade demográfica da região Norte.

A economia do Amapá é constituída de agropecuária, indústria e serviços. A área de serviços é a de maior importância para o estado, pois quase 90% do PIB vem desse setor. O comércio é a maior fonte de renda responde por quase metade dos lucros do setor terciário. Entretanto, o serviço público é a área que mais contribui para o desenvolvimento do estado. O turismo também tem sua importância. Os destinos mais procuradas são Oiapoque, Macapá e Ferreira Gomes, todos eles com atrativos para os amantes dos esportes radicais e da natureza.

Em Macapá encontra-se um dos pontos turísticos mais conhecidos do Amapá, o Marco Zero. O monumento tem 30 metros de altura e uma linha no chão, indicando onde passa a Linha do Equador. Pelo fato da cidade ser cortada por essa linha imaginária, parte do seu território fica no Hemisfério Norte e a outra no Hemisfério Sul. Próximo ao Marco Zero fica o Estádio Milton Corrêa>.

Na cidade de Macapá acontece todos os anos, sempre o segundo domingo do mês de outubro, a celebração religiosa do Círio de Nazaré. Na ocasião, mais de 300 mil fiéis participam da caminhada que parte da Igreja de Nossa Senhora de Fátima com destino à Igreja de São José do Macapá<. A celebração é uma data muito importante no calendário do estado.