Estados e Capitais do Brasil
 

Macapá


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (8 voto(s), média: 4,13 de 5)

Macapá é a capital e maior cidade do estado do Amapá. Localizado ao sul às margens do Rio Amazonas, é o único município brasileiro por onde passa a Linha do Equador. É a quinta cidade mais rica do Norte brasileiro e a terceira maior aglomeração urbana da região. O primeiro nome dado à cidade foi “Adelantado de Nueva Andaluzia”. O nome atual, Macapá, é de origem Tupi e significa “lugar de muitas bacabas”, uma palmeira nativa da região.

O relevo de Macapá é de formação rochosa a uma altitude superior a 14 metros. A cidade possui áreas de ressacas, que durante boa parte do dia são lagoas e áreas alagadas, e em outra são terrenos lamacentos. O clima da região é equatorial quente-úmido, as temperaturas mais altas ocorrem entre os meses de setembro e dezembro, mesma época da estação das secas no estado. A estação chuvosa ocorre no final de dezembro até o mês de agosto, apesar de não atingir um nível pluviométrico alto. Diferente do que se vê em outras capitais brasileiras, Macapá possui uma grande área verde, florestas que predominam na paisagem da cidade e que ainda não sofreram com a ação do desmatamento realizado o homem. Além da área verde, o rio Amazonas também compõe o cenário da cidade, sendo um dos principais cartões postais e um ponto turístico.

Demograficamente, a cidade passa por uma constante expansão. A população já é superior a 400 mil habitantes, e é bem miscigenada. A capital recebe um grande fluxo de pessoas vindas de outras cidades do próprio estado e também de outros estados. Com isso, começam a aumentar as ocupações irregulares, principalmente nas áreas verdes da cidade.

Além da agricultura, extrativismo e indústria, Macapá possui um forte comércio de atacado e varejo, sendo essa a principal fonte de renda do município. Sua localização privilegiada garante uma maior facilidade nas relações comerciais com a Europa, América Central e América do Norte. A Zona de Livre Comércio de Macapá aumenta as oportunidades de negócios para o estado, principalmente para a indústria e comércio.
As atividades turísticas também possuem espaço em Macapá. Os principais pontos turísticos são o Marco Zero, Forte de São José de Macapá e o Porto Santana. O Marco Zero é um grande relógio de sol construído para indicar o local por onde passa a Linha do Equador, que divide a superfície terrestre, de forma imaginária, em dois hemisférios. Da cidade é possível observar o o momento exato da ocorrência do equinócio, que é quando os raios de sol, de forma aparente, incidem exatamente sobre a Linha do Equador.


Estado

Amapá

Amapá

DDD

96