O estado do Mato Grosso do Sul é relativamente novo. Até o ano de 1979 ele fazia parte do território do Mato Grosso, e após a separação manteve boa parte de sua cultura muito parecida com a do estado vizinho, inclusive a culinária. Os pescados ainda são ingredientes muito usados, e as carnes vermelhas, em especial a bovina, marcam presença na gastronomia sul-matogrossense graças à extensão que a pecuária tem no estado. Existem pratos que são mais típicos da região do Mato Grosso do Sul que do seu “irmão mais velho”, Mato Grosso. Conheça a seguir algumas comidas sul-matogrossense.
Pacu assado recheado com farofa
Os pescados podem ser considerados os ingredientes mais típicos do Mato Grosso do Sul, principalmente pela grande quantidade de rios que cortam o estado. O pacu é um peixe muito comum na região, por isso não surpreende que ele seja tão consumido. Assim como no Mato Grosso, a farofa é o acompanhamento mais frequente do peixe assado.
Carne de jacaré
O Pantanal é um dos principais biomas do Mato Grosso do Sul, e o jacaré é um animal característico dessa região. Apesar de ser considerado um prato exótico, tem uma carne branca saborosa, parecida com peixe, e que deve ser experimentada pelo menos uma vez.
Chipa
Esse biscoito muito similar ao pão de queijo mineiro é uma herança culinária de um dos países vizinhos do Mato Grosso do Sul, o Paraguai. A chipa normalmente é confeccionado no formato de uma ferradura, e não é o único prato paraguaio que foi absorvido pela gastronomia sul-matogrossense.
Caldo de piranha
A piranha é um peixe muito comum na amazônia, mas outra região brasileira onde esses peixes carnívoros habitam é no pantanal. O peixe é difícil de se comer inteiro por conta de suas espinhas, por isso o caldo é a receita mais preparada deste pescado.
Arroz boliviano
O próprio nome já diz a origem desta receita. Vindo da Bolívia e adaptado para a culinária sul-matogrossense, este prato é um tipo de arroz preparado com carne moída, queijo, batata, pimentão, milho, banana e vários outros ingredientes.
Tereré
O tereré é mais do que uma bebida típica da região, é uma tradição. Seu modo de ser servido se assemelha um pouco com o chimarrão, mas a diferença mais notável entre os dois é que o Tereré é servido frio, enquanto o chimarrão quente. Teve sua origem nas regiões entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e Argentina.
Carne moída com pequi
O pequi é uma das frutas típicas do centro oeste, seria entranho se no mato Grosso do Sul não houvesse nenhum prato com este ingrediente. Além da carne moída, o típico arroz com pequi também pode ser considerado uma receita típica do Mato Grosso do Sul