A culinária do estado do Amazonas é uma das mais exóticas de todo o Brasil. O estado foi um dos que mais manteve as vertentes culturais indígenas, tendo pouca influência portuguesa ou africana em sua gastronomia. É banhado pela bacia hidrográfica do Rio Amazonas, e por conta da grande presença de águas salgadas, os peixes são bastante usados em seus pratos. Algumas frutas também são bem comuns na região, como o tucumã, que está presente em diversas receitas. Um outro ingrediente muito usado é a farinha de mandioca e o tucupi, líquido amargo produzido a partir da mandioca. Veja a seguir alguns pratos típicos do Amazonas.
Caldeirada de peixe
Peixes são ingredientes muito comuns, uma vez que o estado possui muitos rios. Essa receita é muito comum na região amazônica, é uma espécie de ensopado com pescados. Pode ser preparada com diversos tipos de peixes temperados com ervas da região, como, por exemplo, o tucunaré e o tambaqui. Normalmente os pratos cozidos são servidos com um pirão.
Caldo de tambaqui
Feito com um dos peixes mais comuns na região, esse caldo é uma das receitas típicas e em sua produção leva o tucupi. O caldo é temperado com sal, pimenta e um toque de limão, além de ervas locais, como o jambu.
Pirarucu frito
O pirarucu é um peixe muito consumido no estado, mas esse prato também pode ser feito com diversas outras espécies de pescado, como o jaraqui e pacu. Os pratos de peixes fritos são normalmente servidos com a farinha de Uarini e o baião de dois, composto por arroz, feijão e cheiro-verde.
Tapioca de tacumã
A tapioca é um prato comum em muitas partes do Norte e do Nordeste, porém no Amazonas essa receita leva um toque especial. O tucumã é uma das frutas típicas da região, e é bem normal comer uma tapioca recheada com a fruta e um pouco de queijo coalho.
X-caboquinho
Um outro prato bem comum nos cafés da manhã do amazonense é esse sanduíche feito com pão francês e o bom tucumã com queijo coalho. É uma receita simples, e normalmente é consumida acompanhada de um café com leite.