Culinária do Acre


O estado do Acre possui uma grande mistura cultural de povos brasileiros, principalmente indígenas e nordestinos, além de também ter influência boliviana. Essa mistura pode ser percebida na culinária do Acre, com temperos e receitas típicas do Nordeste, mas também muito do sabor e ingredientes típicos da Região Norte. Por conta da grande quantidade de rios, os peixes são um dos principais ingredientes, mas há muito mais que o Acre pode oferecer gastronomicamente, e alguns dos pratos você pode conhecer a seguir.

Tucunaré recheado

Tucunaré recheado Esta receita utiliza um dos peixes comuns na bacia hidrográfica amazônica. O tucunaré é aberto pelo lombo e tem sua tripas retiradas, depois é recheado com legumes cozidos e/ou batata doce, temperado com limão e pimenta-do-reino, e depois posto para assar. Um ponto importante para deixar o peixe suculento é colocá-lo para marinar na vinha d’alho, que é basicamente vinho e alho.


Pirarucu à casaca

Pirarucu à casaca Este prato é muito comum no estado do Amazonas, principalmente em Manaus, porém é muito apreciado também no Acre. O pirarucu à cascata também leva farinha de mandioca, que é conhecida na região como farinha d’água. Os ingredientes são todos montados em camadas.


Quibes de arroz e mandioca

Quibe Estas receitas são de influência árabe. O quibe é muito popular nos países árabes, porém já se tornou parte da culinária acreana. Apesar de ser normalmente feito com farinha tabule e carne moída, os acreanos têm receitas diferentes, com arroz e mandioca.


Saltenha

Saltenha A origem deste salgado é boliviana, e vale lembrar que a Bolívia detinha a posse do território que hoje corresponde ao Acre. A saltenha tornou-se um dos principais salgados do estado acreano, podendo ser encontrada em quase qualquer barraca ou lanchonete. Apesar de normalmente ser frita, também pode ser assada.


Tambaqui acreano

Tambaqui acreano Os peixes são o carro forte da culinária acreana. São diversas as receitas com carne branca que encontramos não só no Acre, mas em toda a Região Norte. A receita do tambaqui acreano já foi premiada e usa as costelas do peixe.


Beiju de folha

Beiju de folha A cultura acreana tem muita influência nordestina, por conta dos migrantes que chegaram ao Acre para tentar ganhar a vida com a borracha. Esse reflexo na culinária é bem óbvio na mistura da típica tapioca com um jeito especial acreano, envolvido em folha de bananeira.


Bolo de pupunha

Bolo de pupunha A pupunha é uma árvore típica do nosso continente, e muito comum na área amazônica. Assim como se faz bolo de frutas mais comuns, como laranja, no Acre existe uma receita que utiliza o fruto da pupunha.


Torta de Cupuaçu

Torta de cupuaçu O cupuaçu é uma fruta típica da região de floresta amazônica, e isso inclui o Acre. Na região não é feita apenas tortas com essa fruta, mas diversos tipos de doces. Além de bombons, também é comum ver picolés e sorvetes, não só na região Norte, mas em todo o País.