Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Acre


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (21 voto(s), média: 4,10 de 5)

O estado do Acre possui uma grande mistura cultural de povos brasileiros, principalmente indígenas e nordestinos, além de também ter influência boliviana. Essa mistura pode ser percebida na culinária do Acre, com temperos e receitas típicas do Nordeste, mas também muito do sabor e ingredientes típicos da Região Norte. Por conta da grande quantidade de rios, os peixes são um dos principais ingredientes, mas há muito mais que o Acre pode oferecer gastronomicamente, e alguns dos pratos você pode conhecer a seguir.

Tucunaré recheado

Tucunaré recheadoEsta receita utiliza um dos peixes comuns na bacia hidrográfica amazônica. O tucunaré é aberto pelo lombo e tem sua tripas retiradas, depois é recheado com legumes cozidos e/ou batata doce, temperado com limão e pimenta-do-reino, e depois posto para assar. Um ponto importante para deixar o peixe suculento é colocá-lo para marinar na vinha d’alho, que é basicamente vinho e alho.


Pirarucu à casaca

Pirarucu à casacaEste prato é muito comum no estado do Amazonas, principalmente em Manaus, porém é muito apreciado também no Acre. O pirarucu à cascata também leva farinha de mandioca, que é conhecida na região como farinha d’água. Os ingredientes são todos montados em camadas.


Quibes de arroz e mandioca

QuibeEstas receitas são de influência árabe. O quibe é muito popular nos países árabes, porém já se tornou parte da culinária acreana. Apesar de ser normalmente feito com farinha tabule e carne moída, os acreanos têm receitas diferentes, com arroz e mandioca.


Saltenha

SaltenhaA origem deste salgado é boliviana, e vale lembrar que a Bolívia detinha a posse do território que hoje corresponde ao Acre. A saltenha tornou-se um dos principais salgados do estado acreano, podendo ser encontrada em quase qualquer barraca ou lanchonete. Apesar de normalmente ser frita, também pode ser assada.


Tambaqui acreano

Tambaqui acreanoOs peixes são o carro forte da culinária acreana. São diversas as receitas com carne branca que encontramos não só no Acre, mas em toda a Região Norte. A receita do tambaqui acreano já foi premiada e usa as costelas do peixe.


Beiju de folha

Beiju de folhaA cultura acreana tem muita influência nordestina, por conta dos migrantes que chegaram ao Acre para tentar ganhar a vida com a borracha. Esse reflexo na culinária é bem óbvio na mistura da típica tapioca com um jeito especial acreano, envolvido em folha de bananeira.


Bolo de pupunha

Bolo de pupunhaA pupunha é uma árvore típica do nosso continente, e muito comum na área amazônica. Assim como se faz bolo de frutas mais comuns, como laranja, no Acre existe uma receita que utiliza o fruto da pupunha.


Torta de Cupuaçu

Torta de cupuaçuO cupuaçu é uma fruta típica da região de floresta amazônica, e isso inclui o Acre. Na região não é feita apenas tortas com essa fruta, mas diversos tipos de doces. Além de bombons, também é comum ver picolés e sorvetes, não só na região Norte, mas em todo o País.


Passarela estaiada Joaquim Falcão Macedo Gameleira Igreja de Ferro