Estados e Capitais do Brasil
 
Rondônia

Rondônia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (9 voto(s), média: 3,67 de 5)
Loading...

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil, é a terceira mais populosa de toda a região norte, atrás apenas do Pará e Amazonas. Está localizado entre a Região Norte e a Região Centro-Oeste, além de fazer fronteira com a República da Bolívia. O estado possui 52 municípios, dentre estes Porto Velho é a capital e também o mais populoso.

Desde o século XVII que colonizadores portugueses percorriam o que viria a ser o território do atual estado de Rondônia, mas apenas a partir do sec. XVIII que a região começou a se tornar mais importante com a exploração do ouro. Até 1943, este território fazia parte da Amazônia, porém, por conta do decreto-lei nº 5.812, de 13 de setembro do mesmo ano, foi criado o Território Federal do Guaporé. Em 1982, apenas, o território foi elevado à condição de Estado, já com o nome de Rondônia.

Mais de 60% do território de Rondônia está entre 100 e 300 metros acima do nível do mar, e três relevos são predominantes: planalto cristalino, chapadão e planície aluvial. O clima predominante na região é o tropical úmido, devido a grande presença de rios. Todos os rios pertencem à bacia do Rio Madeira, que é um afluente do Rio Amazonas. O estado tem quase 237,6 mil km² de área, com uma população estimada em 1,7 milhões de habitante aproximadamente, com uma densidade demográfica de 7,3 hab/km².

Com o terceiro maior PIB da Região Norte, as atividades econômicas que se destacam no estado são a agropecuária e a indústria. Na agricultura é um grande produtor de café, cacau e feijão. Quando se trata da atividade pecuária é um dos principais produtores e exportadores de carne bovina. A parte industrial é destacada pelo extrativismo e pela indústria alimentícia.

Por conta da grande migração de várias regiões do Brasil para colonizar o território recém formado de Rondônia, antigamente nomeado como Guaporé, a cultura do local é uma grande mistura. Além das diversas diferenças culturais brasileiras, a presença de estrangeiros também torna esse estado um grande mosaico cultural, com elementos da região nordeste, Centro-Oeste, sudeste, litorânea, bolivianas e até japonesas. Um grande exemplo são os costumes culinários, além dos peixes amazônicos, é consumido muito pão de queijo mineiro e churrasco gaúcho com chimarrão.