Estados e Capitais do Brasil
 
Bahia

Bahia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (13 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...

A Bahia é o quinto maior estado brasileiro e possui o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do país. Na região Nordeste, ocupa o primeiro lugar em extensão e em PIB. Possui a maior extensão litorânea do Brasil, tendo cerca de 900 km banhados pelo Oceano Atlântico. Graças à sua latitude, o clima tropical predomina no estado, com temperaturas elevadas.

No centro do estado há uma cadeia de serras chamada Chapada Diamantina. As cidades que pertencem a essa região, tais como Itapuã, Novo Horizonte, Lençóis e Rio de Contas, têm o clima tropical de altitude. Devido às elevações, essas cidades possuem condições especiais de clima e temperaturas amenas.

No interior da Bahia localiza-se uma região que sofre com o clima semiárido e apresenta baixíssimos índices pluviométricos. É o sertão baiano, que sofre com constantes secas. O período de chuvas é muito irregular e as estações não são bem definidas.

Há três tipos de vegetação que predominam no estado: a caatinga, que ocupa toda a região norte; o cerrado, presente na parte ocidental do estado; e a floresta tropical úmida, que ocupa o sudeste.

Segundo o IBGE, a Bahia é o quarto estado mais populoso do Brasil, com quase 15 milhões de habitantes. A capital, Salvador, é a cidade mais populosa do estado (e a terceira mais populosa do Brasil), seguida por Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Ilhéus.

Grande parte da população baiana é de origem africana. Graças a fatores históricos e culturais, a população tem maior porcentagem de negros e pardos. Salvador possui 80% de seus habitantes declarados afrodescendentes, caracterizando-se como a maior população negra fora da África. A população indígena na Bahia está presente por todo o estado, são treze grupos indígenas distribuídos em terras e reservas.

A economia baiana é responsável pela sexta maior produção de riquezas do Brasil, e se divide em agricultura, indústria e turismo. O setor industrial da Bahia cresceu muito nos últimos 20 anos. Na região metropolitana de Salvador concentram-se as principais indústrias. O estado subiu três posições no ranking nacional, abrindo espaço para a implantação de um grande parque tecnológico na capital, voltado ao desenvolvimento das áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e energia.

A Bahia é um destino turístico mundialmente famoso, e grande parte dessa fama se deve às belezas naturais do estado. As diversas praias encontradas em toda extensão do litoral dão à paisagem baiana um ar de lugar paradisíaco, além dos variados destinos no interior do estado, que oferecem aos turistas aventuras que só a chapada e o sertão podem proporcionar.

Assim como a população, a cultura baiana é marcada por uma grande diversidade. A mistura de povos fez da Bahia um misto crenças, ritmos e sabores. A cultura africana é forte no estado. O candomblé, o acarajé (veja culinária da Bahia), o axé e as diversas celebrações religiosas e populares que ocorrem durante o ano são frutos da influência da cultura negra. Outro grande atrativo turístico da Bahia é o carnaval. Reconhecido como a maior festa de rua do mundo, o carnaval baiano difere dos outros por ser concentrado em blocos de rua e ser conduzido pelos famosos trios elétricos. Todos os anos, um conjunto de trios elétricos desfila por circuitos da cidade, reunindo diversos artistas de todo o Brasil e convidados internacionais, arrastando uma multidão vinda de todos os lugares do mundo.