Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária da Bahia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (16 voto(s), média: 3,63 de 5)

A Bahia, com certeza, tem uma das cozinhas mais conhecida em todo o Brasil. Seus pratos e receitas têm história e tradição, e sua maior influência cultural veio da África, com os negros que foram trazidos para cá na condição de escravos. A culinária do recôncavo baiano e do litoral é a mais famosa, seu sabor é bem forte e evidenciado, principalmente por conta do azeite de dendê. Outros ingredientes muito usados na gastronomia da Bahia são leite de coco, gengibre e pimenta. Grande parte dos pratos é feita com frutos do mar e peixes, principalmente devido à abundância desses ingredientes na região, mas a cozinha baiana é muito mais do que isso. Veja alguns dos pratos típicos do estado,

Acarajé

AcarajéO acarajé é um bolinho feito com massa de feijão-fradinho e outros ingredientes fritos no azeite de dendê. A receita marca tanto a culinária baiana que é um Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. É vendido pelas baianas do acarajé (mulheres vestidas com trajes tradicionais que fazem referência ao candomblé) e seu recheio pode levar salada, pimenta, camarão, vatapá e caruru. Visitar a Bahia e não comer acarajé é praticamente um sacrilégio gastronômico.


Abará

AbaráO abará entra na mesma categoria de importância culinária que o acarajé. Feito com a mesma massa de feijão-fradinho, a diferença entre este e o acarajé é que, em vez de frito, ele é cozido em banho-maria e servido em folha de bananeira. Tanto o abará quanto o acarajé são tidos como comida ritual do candomblé. O abará também pode ser recheado com pasta de pimenta, salada, camarão, vatapá e caruru.


Mugunzá

MugunzáO mugunzá é um prato doce típico da Bahia. Também usada como comida de ritual do candomblé, essa receita tem como ingrediente principal os grãos de milho branco. Esses grãos são levemente triturados e depois cozidos em leite de coco ou de vaca, com açúcar, canela, cravo-da-índia e um leve toque de sal. Na Região Sudeste do Brasil existe uma receita bem parecida, porém é conhecida como canjica. O mugunzá muitas vezes é consumido como café da manhã.


Vatapá

VatapáEsse prato cremoso é normalmente feito com pão ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta malagueta, amendoim, castanha de caju, leite de coco, azeite de dendê, cebola e tomate. Além de todos esses ingredientes, é possível adicionar também camarão, bacalhau, peixes diversos ou até mesmo carne de frango. Além de ser servido como prato principal ou acompanhamento de outras comidas típicas, é bastante usado no recheio dos acarajés e abarás.


Vista aérea de Salvador/ BA Morro de São Paulo/ BA Parque Nacional da Chapada Diamantina/ BA Ponte Metálica Dom Pedro II em Paulo Afonso/ BA Ponte sobre o Rio Paraguassu, entre as cidades de Cachoeira e São Félix/ BA Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus/ BA Santuário do Bom Jesus da Lapa/ BA Farol de Porto Seguro/ BA Foliões do carnaval à fantasia de Maragojipe/ BA