Estados e Capitais do Brasil
 

Goiânia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 voto(s), média: 4,00 de 5)
Loading...

A cidade de Goiânia é a capital do estado de Goiás. Localizada no centro do estado, possui uma área aproximada de 740 quilômetros quadrados. Goiânia foi projetada para ser a capital política e administrativa do estado de Goiás, sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida durante o governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Desde 1960, a cidade sofreu um crescimento muito acelerado, chegou a atingir um milhão de habitantes apenas sessenta anos após a sua fundação. Situada no Planalto Central, é a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, ficando atrás de Brasília.

Goiânia é um importante polo econômico, é considerada uma área estratégica para indústrias de medicina, moda e agricultura. Destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir uma grande área de vegetação, sendo a maior área verde por habitante do Brasil, e a segunda em todo o mundo. Apesar do atual crescimento desordenado em algumas partes da cidade, Goiânia mantém-se como referência em qualidade de vida em relação às outras capitais brasileiras, gerando uma forte especulação imobiliária e vários empreendimentos na região. Mesmo possuindo uma grande área verde, a cidade sofre com a poluição e o grande número de carros.

Localizada em um estado no qual a vegetação predominante é o Cerrado, a capital tem clima tropical com estação seca. Por se localizar em altitude elevada, o ar e a temperatura de Goiânia são relativamente secos durante boa parte do ano. A cidade e sua região metropolitana fazem parte de uma das regiões de Goiás onde a vegetação original é pouco preservada. O Cerrado predominante é um dos biomas mais devastado do Brasil.

A cidade já superou a quantidade de um milhão e trezentos mil habitantes. Grande parte da superpopulação é atribuída à proximidade com o Distrito Federal. Seu povoamento possui uma íntima ligação com o povoamento do interior do Centro-Oeste brasileiro. São pessoas de várias origens, tanto do interior de Goiás quanto de outros estados, e a maioria da população é branca ou parda.

O setor secundário é o mais influente da região, graças à presença de fortes indústrias nas áreas farmacêuticas, de alimentação e de confecção. Além das indústrias farmacêuticas, possui o quarto maior polo confeccionista do Brasil. O setor terciário é diversificado e dinâmico, abrange desde serviços básicos até os que demandam alta tecnologia. Destacam-se nesse setor as áreas do comércio de atacado e varejo.


Estado

Goiás

Goiás

DDD

62