Estados e Capitais do Brasil
 

Campo Grande


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 4,25 de 5)
Loading...

Campo Grande é a capital do estado do Mato Grosso do Sul, localizado na região Centro-Oeste do Brasil. O município é marcado pelo processo histórico da divisão entre o norte e o sul. Foi fundado por volta de 1900 por colonizadores mineiros, movidos pelo processo de interiorização do Brasil Colônia para aproveitar os campos, pastagens e as águas cristalinas dos rios e riachos da região dos cerrados.

A Cidade Morena, nome dado graças à cor roxa da terra, foi planejada de forma a preservar o verde e as áreas arborizadas, com ruas e avenidas largas. Localizada em uma região de planalto, dela é possível ver os limites do horizonte em todas as direções. Devido à sua localização e aos processos históricos, ainda hoje apresenta uma forte relação com a cultura indígena.

A cidade possui uma boa localização dentro do estado, fator que facilitou o desenvolvimento das primeiras estradas da região, transformando-a em um grande polo de desenvolvimento. É responsável por impulsionar toda a atividade econômica e social do Mato Grosso do Sul, considerada a cidade de maior expressão e influência cultural do estado.

Campo Grande é uma das capitais menos populosas do Brasil, com quase 800 mil habitantes. É o terceiro maior e melhor desenvolvido centro urbano de toda a região Centro-Oeste. Sua população é formada pela mistura entre descendentes de espanhóis, bolivianos, italianos, japoneses, armênios, sírio-libaneses e paraguaios, além da miscigenação característica do Brasil entre negros, índios e portugueses. Devido à alta qualidade de vida, Campo Grande ainda é a morada escolhida por muita gente vinda de outros estados brasileiros.

Predomina na região o clima tropical de estações secas, com duas estações bem definidas: quente e úmido durante o verão e menos chuvosa e amena no inverno, quando as temperaturas podem cair bruscamente, chegando a quase zero grau, ocorrendo geadas ocasionais e leves.

Economicamente, a maior força da cidade se encontra no setor terciário. Grande parte dos trabalhadores ativos do município encontra-se no comércio de mercadorias e prestação de serviços, além da construção civil, que também ocupa um lugar de importância. A cidade tem o desafio de administrar de forma planejada o seu atual crescimento, oferecendo maiores oportunidades de empregos sem diminuir a qualidade de vida, principal chamariz para investimentos. Outra grande fonte de renda do município vem do setor primário. As principais culturas agrícolas são soja, arroz, mandioca e milho; além disso, a cidade é uma grande produtora de leite e carne bovina.

A capital do Mato Grosso do Sul possui uma infraestrutura bem organizada para o turismo, em especial para o turismo histórico e de eventos. São várias opções de hotéis e equipamentos de lazer urbano e rural. Para os que querem conhecer o pantanal brasileiro, Campo Grande é o ponto de partida.