Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Mato Grosso do Sul


  
Bandeira do Mato Grosso do Sul

Antes de se estabelecer como um novo estado, o Mato Grosso do Sul possuía duas bandeiras não-oficiais. Uma era de cor verde com uma faixa branca horizontal ao meio, onde se lia o nome do estado em letras pretas. A outra bandeira era toda azul com uma faixa horizontal branca ao centro. No canto superior esquerdo, sobre a parte azul, cinco estrelas brancas representavam a constelação Cruzeiro do Sul. Na faixa branca central havia a inscrição “Estado de Campo Grande”, que era um nome alternativo para o novo estado.

O Mato Grosso do Sul tornou-se oficialmente um novo estado no dia 1 de janeiro de 1979, e um dos primeiros atos do governo foi definir a nova bandeira. O símbolo do estado foi criado por Mauro Michael Munhoz, que em seu desenho buscou simbolizar o balanço entre força e serenidade.

A atual bandeira é retangular e dividida em partes iguais por uma faixa branca que parte do canto inferior esquerdo com inclinação de 45º e toca a parte superior. O triângulo que se forma acima da faixa, na parte superior esquerda, é verde. A porção restante no lado oposto é preenchida com a cor azul celeste e traz na extremidade inferior direita uma estrela amarela de cinco pontas.

SIMBOLISMO

Cada cor presente na bandeira do Mato Grosso do Sul possui um significado:

  • O verde representa a riqueza das matas e dos campos do estado;
  • O branco simboliza a paz e a amizade;
  • O azul representa o céu sul-mato-grossense e a esperança do povo;
  • O amarelo simboliza a riqueza adquirida através do trabalho do povo.

Bandeira da Capital

Gruta da Lagoa Azul - Bonito/ MS Trem do Pantanal/ MS Vista parcial de Campo Grande/ MS Abismo Anhumas - Bonito/ MS