Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Santa Catarina


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (12 voto(s), média: 4,25 de 5)

A cozinha catarinense é bastante variada devido a forte influência europeia. A culinária do litoral é a porta de entrada do estado, herança dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar. Da influência alemã, o pescado sai de cena e a carne suína protagoniza iguarias com temperos fortes e sabor marcante regadas à cerveja. Maior leva de imigrantes, os italianos se espalharam por Santa Catarina com suas acolhedoras cantinas típicas que estão presentes em todas as regiões.

Eisbein

EisbeinÉ o joelho do porco, utilizado como ingrediente principal na gastronomia alemã. Faz parte de diversas receitas podendo ser preparado assado, cozido ou frito. Dentre os variados pratos, o mais tradicional é cozinhar, por aproximadamente cinco horas, o joelho dianteiro do porco com especiarias, tais como cominho, louro, pimenta da jamaica e outros.


Bockwurst

BockwurstTambém chamada de Salsicha Bock, é um tipo de salsicha também de origem alemã. É tradicionalmente preparada com carne de porco e de vitela e é servida com mostarda quente e acompanhada de cerveja tipo bock.


Apfelstrudel

ApfelstrudelSignifica “folheado de maçã”, uma sobremesa tradicional austríaca, que se tornou popular em Santa Catarina devido as influências européias herdadas durante sua colonização. Um doce de estrutura simples, massa folheada com maçãs como recheio, na qual são cortadas em pequenos quadrados, contendo passas, migalhas de pão, canela. É assado no forno e é preferível ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar.


Empada

EmpadaA empada é um salgado oriundo de Portugal. Normalmente consistem numa caixa de massa de farinha de trigo com recheios variados de carne, carne-seca, frango, requeijão, camarão, palmito, entre outros, muitas vezes com uma tampa da mesma massa, e assada no forno.


Geléia

GeleiaA geléia é um doce de fruta no qual é preparado com parte da polpa e tem uma consistência gelatinosa e um aspecto semi-transparente. Normalmente é feita fervendo os frutos em fogo baixo, ou partes deles, com muita água e açúcar. Depois é coado, ficando quase transparente ao esfriar.


Castelinho da Moellmann - Blumenau/ SC Estação da Memória - Joinville/ SC Parque Vila Germânica - Blumenau/ SC Forte de São José da Ponta Grossa - Praia do Forte/ SC Entrada do Parque Temático Beto Carrero World - Penha/ SC Vista aérea do Parque Temático Beto Carrero World - Penha/ SC