O Hino Nacional Brasileiro foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva, antigamente era chamada de Marcha Triunfal. A canção ficou popular porque os versos comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Mais tarde, na posse de Dom Pedro II, a letra foi alterada após o governo abrir um concurso para a oficialização do novo hino, ganho por Leopoldo Miguez.
Entretanto, houve manifestações populares contra o novo hino e o marechal Deodoro da Fonseca, também descontente com a mudança, oficializou a música antiga de Francisco Manuel da Silva como Hino Nacional do Brasil.
O hino é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelecido pela Constituição do Brasil. Os três outros símbolos são a bandeira nacional, as armas nacionais e o selo nacional.
Desde 22 de setembro de 2009, o hino nacional brasileiro é obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo ao menos uma vez por semana.