Estados e Capitais do Brasil
 

Quais são os planetas do sistema solar?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 2,50 de 5)

Quais são os planetas do sistema solar?O conjunto de planetas que se organizam ao redor do Sol é o que chamamos de Sistema Solar. Mantendo-os em sua órbita, o Sol exerce uma enorme atração gravitacional sobre esses planetas devido à sua massa. Os planetas também executam o movimento de rotação, no qual ele giram ao redor de seu próprio eixo.
Por orbitar ao redor de uma estrela ou remanescente de estrela, os corpos celestes que o fazem são chamados de planetas. Por conta da sua gravidade, seu formado tem que ser arredondado por definição. Outro requisito é que tenha sua órbita desimpedida e seu corpo seja o maior de sua vizinhança, ou seja precisa ter dominância orbital. O corpo celeste não pode ser considerado um planeta se não possuir essas três características.

Segundo as definições da União Astronômica Internacional (UAI), são oito os planetas que compõe sistema solar:

  • Mercúrio: Mercúrio é o menor de todos os oito planetas e o primeiro do Sistema Solar. É o que se localiza mais próximo do Sol e é um dos quatro planetas terrestres (planetas compostos por uma crosta rochosa).
  • Vênus: Apesar de possuir massa e tamanho parecidos com o da Terra, sua pressão atmosférica é muito maior do que a do nosso planeta, sendo esta composta por ácido sulfúrico. Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar.
  • Terra: A Terra é o planeta o mais denso de todo o Sistema Solar e o maior dos quatro planetas terrestres. Conhecido como planeta azul, devido a presença de água, é o terceiro planeta do Sistema Solar e é o planeta em que vivemos.
  • Marte: Devido à predominância de óxido de ferro na sua superfície que lhe dá uma cor avermelhada, Marte é conhecido como o planeta vermelho. É o segundo menor e o último planeta terrestre mais distante do Sol e o quarto planeta do Sistema Solar.
  • Júpiter: Com massa equivalente a 2,5 vezes a massa de todos os outros sete planetas juntos, Júpiter é o primeiro planeta gasoso (compostos por metano, hidrogênio ou hélio) e o quinto maior do Sistema Solar.
  • Saturno: Possui um sistema de nove anéis principais como característica mais marcante, sendo a maioria deles compostos por gelo, poeira e rochas. Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar e também é um planeta gasoso.
  • Urano: Seus anéis de poeira, assim como seu eixo de rotação, são quase perpendiculares à sua órbita. Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e também é um planeta gasoso.
  • Netuno: Apesar de não conter água, Netuno também é conhecido como o planeta azul, assim como a Terra. É o oitavo e último planeta do Sistema Solar.

E o planeta anão Plutão, que já foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.