Estados e Capitais do Brasil
 

Quais as funções de um vice-prefeito?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 voto(s), média: 3,67 de 5)

Na hierarquia do Executivo municipal, o vice-prefeito é o segundo. Ele assume as funções do prefeito caso este tenha o mandato cassado ou precise se ausentar por motivo de viagem ou licença. Discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município, o vice deve auxiliar na administração enquanto o prefeito está em exercício. O vice-prefeito fica responsável por tarefas administrativas de auxílio, durante o pleno exercício do prefeito. Desde que esteja dentro da descrição inicial do cargo, o prefeito pode delegar funções e responsabilidades para essa pessoa.

Para se tornar vice-prefeito não é necessário nenhuma formação específica. Como acontece com todos os candidatos a algum cargo político, a filiação a um partido devidamente regularizado para que essa pessoa se candidate é a única exigência. O pagamento de uma taxa é exigido em alguns partidos, mas os candidatos de alguns partidos recebem um suporte financeiro para publicidade sem cobrança alguma.

A média salarial de um vice-prefeito é de 5 mil, mas cada cidade possui um salário específico para o cargo. Dependendo da cidade, o salário é igual ou equivalente ao do prefeito, já que essa pessoa é a substituta do mesmo. O frequente aumento salarial a cada ano e a visibilidade é o que mais chama atenção nesse cargo.