Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Pernambuco


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (21 voto(s), média: 3,86 de 5)

As maiores influências da cozinha pernambucana vieram diretamente das culturas portuguesa, africana e indígena, e diversas receitas foram adaptadas com ingredientes encontrados com facilidade na região. Os pratos típicos do estado refletem essa miscigenação, responsável por uma das culinárias mais criativas do Brasil, única em sabores, cores e aromas. Pernambuco é o estado com o maior número de restaurantes estrelados pelo exigente “Guia Quatro Rodas” no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul brasileiro, e o quarto do Brasil. Sua capital, Recife, é o terceiro maior pólo gastronômico do País.

Para os enófilos, a degustação de vinhos do Vale do São Francisco é imperdível. A região irrigada fica no sertão pernambucano e é responsável pela produção de 15% dos vinhos finos nacionais. O bode é um dos pratos principais do lugar, tanto que existe um complexo gastronômico em Petrolina chamado Bodódromo, com dezenas de estabelecimentos, todos especializados em servir a carne caprina.

Tapioca

TapiocaA tapioca é uma espécie panqueca feita com goma de mandioca umedecida e temperada com sal, que não é enrolada, mas dobrada ao meio. Podem ter uma infinidade de recheios. As tapioqueiras (vendedoras de tapioca) são facilmente encontradas nos pontos turísticos das cidade de Pernambuco.


Bolo Souza Leão

Bolo Souza LeãoO Bolo Souza Leão é um dos mais tradicionais bolos da culinária pernambucana. Seu nome provém da família que criou a receita. Tem consistência cremosa e é preparado com massa de mandioca, calda quente de açúcar, ovos e manteiga.


Cartola

CartolaA cartola é uma das sobremesas mais populares da gastronomia pernambucana. Muito simples, seu preparo consiste em banana frita coberta com queijo coalho assado, polvilhada com açúcar e canela. Também há uma versão da sobremesa em que se acrescenta uma bola de sorvete de creme.


Buchada

BuchadaCom origem na cozinha sertaneja, a buchada é um dos pratos mais famosos de Pernambuco. É preparada com o bucho (estômago) de bode ou carneiro, recheado com um picadinho do sangue coagulado, tripas e fígado, refogados com hortelã, limão, alho, cebola e temperos.


Sarapatel

SarapatelO sarapatel é um prato feito com sangue avinagrado e miúdos de porco picadinhos em pequenos cubos, refogados em temperos e cozidos. É servido acompanhado de farinha de mandioca, podendo também, ser servido como petisco ou tira-gosto para cachaça ou batida de limão.


Chambaril

ChambarilO chambaril é um tipo de cozido preparado com ossobuco (músculo bovino) refogado em temperos. É servido com pirão feito com o caldo fervendo e farinha de mandioca.


Dobradinha

DobradinhaA dobradinha consiste em bucho, tripas de boi e linguiça cortados em pequenos cubos, refogados e cozidos junto com feijão branco. É servida com farinha de mandioca ou arroz.


Cozido

CozidoO cozido tradicional é preparado com carne do peito e ossobuco do boi, charque, toucinho e linguiça refogados em temperos e cozidos junto com batata-doce, repolho, couve, jerimum, cenoura, quiabo, maxixe e banana comprida. É servido acompanhado de arroz branco e pirão.