Estados e Capitais do Brasil
 

O que foi Atlântida ou Atlantis?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhum voto ainda)

Sua primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras “Timeu ou a Natureza” e “Crítias ou a Atlântida”. Atlântida ou Atlantis é uma lendária ilha ou continente.
Localizada “para lá das Colunas de Hércules”, nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval, que anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C., conquistou boa parte da Europa Ocidental e África. Segundo os contos, Atlântida afundou no oceano “em um único dia e noite de infortúnio” após uma tentativa fracassada de invadir Atenas.
Normalmente rejeitada e ocasionalmente parodiada por autores atuais, a possível existência de Atlântida foi discutida ativamente por toda a antiguidade clássica. Segundo Alan Cameron, ninguém levava a sério a história de Atlântida na Antiguidade, a possibilidade de sua existência só começou a ser cogitada nos tempos modernos. Foi na Idade Moderna que a história de Atlântida foi redescoberta, pelos humanistas, sendo pouco conhecida na Idade Média. Francis Bacon, autor de “Nova Atlântida”, foi um dos escritores da Renascença que foi inspirado pela descrição de Platão. O nome de Atlântida se tornou referência para qualquer suposição de avançadas civilizações, além de inspirar fortemente a literatura, desde ficção científica a gibis.