Estados e Capitais do Brasil
 

O que é previdência social?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhum voto ainda)

Quando o trabalhador perde a capacidade de trabalhar por algum tempo (doença, acidente, maternidade) ou permanentemente (morte, invalidez e velhice), a função de garantir que as fontes de renda do trabalhador e de sua família sejam mantidas é da Previdência Social, um seguro público.

Aposentadoria, salário-maternidade, salário-família, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte são os benefícios do trabalhador brasileiro que a Previdência Social tem a responsabilidade de pagar. É preciso contribuir regularmente para o INSS, que é o caixa da Previdência Social responsável pelas arrecadações das contribuições e pelo pagamento dos benefícios, para ser assegurado pela Previdência.

São obrigatoriamente protegidos pela Previdência Social todos os trabalhadores registrados com carteira assinada, e podem se filiar espontaneamente aqueles que não são registrados, como contribuintes facultativos (caso dos estudantes, donas de casa, etc.) ou como contribuintes individuais (caso dos trabalhadores autônomos e empresários).