Também conhecida como Floresta Latifoliada Equatorial, com 45% do território ocupado, incluindo parte da área de nove países, a Floresta Amazônica é a maior vegetação natural do Brasil. Classificada como a floresta tropical de maior extensão – 5,5 milhões de km² de área aproximada – com mais de 30 mil tipos de plantas, cerca de 2500 tipos de árvores e uma grande quantidade e variedade de espécies em sua fauna, a heterogeneidade é a sua maior característica. Outro fato característico acontece durante o outono, quando as suas folhas não são perdidas se mantendo verde durante todo o ano, permanecendo num estado de perenidade.
A floresta Amazônica é classificada de acordo com os cursos de água. Portanto, a Mata de Terra Firme, a Mata Várzea e a Mata de Igapó são seus três subtipos principais.
Mata de Terra Firme
Mata Várzea
Mata de Igapó
É em sua função ambiental que a Floresta Amazônica revela sua importância. Os conhecidos Rios Voadores são produzidos graças a constante evapotranspiração da floresta, que é resultado do aumento da umidade, possibilitando o controle das temperaturas. A Floresta Amazônica e o Bioma Amazônia não devem ser confundidos. As características da floresta limita-se ao primeiro, e as características gerais que envolvem os rios, os animais e à mata, refere-se ao segundo.