Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Espírito Santo


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (17 voto(s), média: 3,59 de 5)

O Espírito Santo é um dos estados que compõem a Região Sudeste e é um dos menores estados do Brasil. Apesar disso, seu território pequeno é inversamente proporcional à sua cultura, em especial à sua culinária. Grande parte da sua área está banhada pelo Oceano Atlântico, e por conta disso muito dos ingredientes usados em seus pratos típicos vêm do mar. Possui uma mistura de culturas que se refletem na sua gastronomia: índios que moravam no litoral antes dos colonos aparecerem, portugueses que colonizaram a região e também africanos que foram trazidos como escravos. Veja alguns dos pratos típicos do Espírito Santo.

Torta capixaba

Torta capixabaA torta capixaba, apesar do nome sugestivo, é, na verdade, uma fritada de frutos do mar. Camarão, siri desfiado, sururu, ostra, bacalhau e palmito compõem sua receita. Como é um prato sem nenhuma carne vermelha, é muito frequente nas mesas de almoço da Sexta-Feira Santa, mas é apreciado em todas épocas do ano.


Moqueca capixaba

Moqueca capixabaA moqueca também é um dos pratos típicos do estado, está muito presente na mesa dos capixabas. A diferença entre essa receita e a da moqueca servida na Bahia é que no Espírito Santo não é usado azeite de dendê nem leite de coco para se fazer a moqueca.


Muma de siri

Muma de siriO siri é um dos ingredientes característicos do Espírito Santo, e desde a captura até o preparo do crustáceo, os capixabas mantêm tradições que vêm dos indígenas. Nesta receita entram tomate, cebola e um tempero que inclui o urucum, tipo de fruto típico da América Tropical.


Caranguejada

CaranguejadaOs caranguejos são frutos do mar muito usados como ingredientes na gastronomia capixaba, e em torno dele também são mantidas tradições até mesmo na hora da captura. A caranguejada é um prato delicioso e quase uma necessidade para quem gosta de caranguejo.


Muxá ou lelê

MuxáO muxá, também chamado de lelê, é um tipo de doce feito com milho, mais especificamente a canjiquinha do milho. Tem o aspecto de um bolo granuloso e úmido, e possui um gosto muito semelhante a um cuscuz de tapioca, principalmente por conta do coco usado na receita.


Peroá frito

Peroá fritoEsse pescado é outra marca da culinária do Espírito Santo, sendo um dos peixes mais vendidos. Servido frito e acompanhado de uma cerveja, o peroá é uma das sensações não só do Espirito Santo, mas de toda a Região Sudeste.


Ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça - Vitória/ ES Convento da Penha - Vila Velha/ ES Farol de Santa Luzia - Vila Velha/ ES Forte de São Francisco Xavier de Piratininga - Vila Velha/ ES