O petróleo é localizado em três rochas: rocha geradora, que possui matéria orgânica em quantidade para gerar o petróleo; rocha reservatório, formação e acúmulo do petróleo; e rocha selante, mantém o petróleo em profundidade. No Brasil, as principais rochas geradoras são de origem lacustre. A primeira jazida de petróleo encontrada no país foi descoberta em Salvador, no bairro do Lobato.
Muitas teorias tentam explicar a origem do petróleo, a mais contundente é que ele é formado pelo acúmulo de matéria orgânica no fundos dos oceanos e mares durante milhões de anos. Essa matéria orgânica se transforma em petróleo em temperaturas entre 65º e 70º Celsius. Tanto o petróleo quanto o gás natural surgiram dos combustíveis fósseis.
Para saber se uma região tem petróleo, é importante lembrar que os hidrocarbonetos se formam em bacias sedimentares. Os técnicos perfuram o poço exploratório e analisam a presença de hidrocarbonetos por meio de perfis elétricos. A existência do petróleo é confirmada se a rocha reservatório estiver saturada de óleo, pois a resistividade tente a ser muito alta. Em seguida, são realizados os Teste de Longa Duração (TLD), que trarão mais detalhes sobre a produtividade da jazida.