Estados e Capitais do Brasil
 

Em qual placa tectônica está localizado o Brasil?


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (33 voto(s), média: 3,48 de 5)

Placa Sul-Americana
O território brasileiro está localizado na placa sul-americana, que compreende todos os países da América do Sul. Com extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, a placa tectônica se estende a leste até à Dorsal Mesoatlântica – o Brasil fica no meio dessa placa, por esse motivo é pouco afetado por terremotos e vulcões.

As placas tectônicas ou placas litosféricas são gigantescos blocos, que se diferenciam no tamanho e forma, sendo criadas nas zonas divergência ou “zonas de rifte”. Atualmente existem 12 principais tipos de placas tectônicas: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.

As placas tectônicas ficam em constante movimento e ficam sob o magma (substância de alta temperatura) exercendo pressão uma nas outras, quando o movimento é mais intenso, elas provocam uma série de fenômenos na Terra, como terremotos, vulcões, distanciamento entre continentes, etc.