Estados e Capitais do Brasil
 

Manaus


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (3 voto(s), média: 5,00 de 5)

Manaus, além de capital do estado do Amazonas, é o maior centro econômico, financeiro e corporativo da Região Norte. A cidade está no meio da maior floresta tropical de todo o mundo, a Floresta Amazônica, e se localiza na junção de dois dos principais rios que formam o Rio Amazonas, o Rio Negro e o Rio Solimões. A arquitetura e a cultura da cidade são pontos de destaque. É a cidade mais populosa de seu estado e a sétima do Brasil. Já foi conhecida como Cidade da Floresta e Coração da Amazônia no começo do século XX. A origem do nome da capital vem da tribo “manaós” que habitavam as áreas dos rios Negro e Solimões.

A cidade de Manaus foi fundada 1669, enquanto a Amazônia ainda era Capitania de São José do Rio Negro, com a criação do forte de São José da Barra do Rio, e a região em que a cidade foi criada era conhecida como Lugar da Barra. Por estar no encontro da água do rio Negro com o Solimões, em 1791, a região passou a ser sede da capitania. Em 1832, o Lugar da Barra passou a ser considerado uma vida, além disso, seu nome já havia sido trocado, e ganhou o nome que conhecemos hoje. A cidade passou por diversas mudanças históricas, culturais e econômicas que a transformaram em um polo arquitetônico, cultural e histórico. Entre os acontecimentos que se deram em Manaus estão: a Cabanagem e o Ciclo da Borracha.

Manaus é a maior cidade da Região Norte, tem uma área em torno de 11.400 km². A sua população é estimada maior que 2 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de mais de 170 hab/km². Esta localizado em um ponto estratégico, na confluência dos rios Negro e Solimões, o que torna a cidade praticamente um porto natural. O relevo de Manaus é praticamente planície e baixos planaltos com altura média um pouco maior que 90m acima do nível do mar. O clima da cidade é tropical úmido, tem uma média de temperatura de 26,7ºC e chuvas constantes.

Manaus tem uma economia sustentada por maior parte com o setor industrial, principalmente pelas industria de transportes e comunicação. A fácil acessibilidade ao gás-natural é um fator que ajuda bastante no desenvolvimento do segundo setor na capital amazonense. A zona franca de Manaus, que oferece alguns benefícios e isenções de impostos para as industrias, também tornou a atividade econômica muito grande. O turismo e a construção civil também movimenta bastante o mercado.

A capital está localizada no meio da floresta amazônica, o que faz com que a vegetação esteja muito presenta nas áreas urbanas. A natureza está diretamente ligada com o estilo de vida da cidade. Reservas naturais e parques são comuns em Manaus, o Parque do Mindu, Área verde na Santa Etelvina e o maior jardim botânico do mundo, o Jardim Botânico Adolpho Ducke. É por conta desta proximidade da natureza, o ecoturismo é um dos destaques da cidade.

Outras atrações de Manaus é o seu turismo histórico e cultural. A capital foi por muito tempo, e ainda é, um grande centro de toda a região norte do país, além de ter passado por diversos acontecimentos históricos que enriquece ainda mais o passado do local. Isso pode ser refletido nos museus e na arquitetura da cidade, grandes atrativos para aqueles turistas que não procuram apenas paisagens naturais bonitas.