
A bandeira do estado do Rio Grande do Norte foi instituída através de uma lei, sancionada pelo então governador Dinarte de Medeiros Mariz, em 1957. A idealização partiu de um grupo de pessoas ligadas à cultura potiguar, cabendo ao historiador Luís da Câmara Cascudo a responsabilidade de estudar a forma do pavilhão.
A bandeira do Rio Grande do Norte possui formato retangular e é composta por dois retângulos horizontais, sendo um na cor verde (superior) e o outro na cor branca (inferior). No centro está posicionado o brasão do estado, dentro de um escudo francês moderno dourado. Com uma economia, essencialmente extrativista, o Rio Grande do Norte expõe em sua bandeira o que é e, principalmente, o que há muito tempo foi a principal fonte de renda de sua população.
SIMBOLISMO
- A cor verde simboliza a esperança;
- A cor branca representa a paz;
- A cor amarela do escudo simboliza as riquezas minerais;
- O coqueiro (à esquerda), a carnaúba (à direita), a cana-de-açúcar (ramos inferiores) e o algodão representam a flora do estado;
- A jangada e o mar representam as atividades econômicas que dependem do mar: a pesca e a extração de sal. O Rio Grande do Norte produz 95% do sal do Brasil;
- A estrela branca representa Lambda Scorpii (Shaula), estrela que, na bandeira do Brasil, corresponde ao estado do Rio Grande do Norte.