Estados e Capitais do Brasil
 

Pontos Turísticos da Bahia


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (11 voto(s), média: 4,27 de 5)

No momento em que pensamos nos pontos turístico deste estado, já vêm à mente logo de cara as praias da Bahia. Apesar dessa ideia ter razão de ser, o turismo baiano não se limita ao seu litoral. Além das belezas naturais que guarda em seu interior, a Bahia é cheia de lugares históricos, uma vez que foi ponto de partida da história brasileira. A arquitetura também é um ponto forte, principalmente na capital, Salvador. Veja alguns dos principais pontos turísticos da Bahia.

Chapada Diamantina

Chapada DiamantinaNomeada de Parque Nacional da Chapada Diamantina, esta área é conhecida por suas belezas naturais e geográficas. É um ótimo local para fugir da movimentação da cidade e se sentir mais próximo da natureza. Trilhas, lagoas e cachoeiras são as atrações do local. Alguns pontos bem conhecidos no parque são a Cachoeira da Fumaça, que é a maior queda d’água do Brasil, e o Morro do Pai Inácio, de onde se obtém uma vista panorâmica da região. Ambos são essenciais no reteiro de quem visita a Chapada, que engloba os municípios de Lençóis, Palmeiras, Mucugê e Andaraí.


Ilhéus

IlhéusEste é o município onde foi ambientada a famosa obra do grande escritor Jorge Amado, “Gabriela, cravo e canela”. É a cidade com o litoral mais extenso de toda a Bahia, porém as praias não são as únicas atrações. Ilhéus é o principal ponto turístico da região conhecida como Costa do Cacau, e o chocolate produzido na região também é bem famoso. Na cidade, os turistas podem visitar locais como a Catedral de São Sebastião, o bar Vesúvio, o Centro Cultural Bataclan (onde funcionava o famoso bordel) e a Casa de Cultura Jorge Amado (instalada no sobrado onde o escritor viveu).


Pelourinho

PelourinhoPelourinho era o nome do local onde os escravos eram açoitados, e se tornou um ponto de referência do antigo centro da cidade de Salvador. De tão marcante, até hoje o nome é usado para designar o Centro Histórico de Salvador. O local se encontra na parte alta da cidade, e foi construído nessa região por conta da defesa natural geográfica que ele proporcionava. Caracteriza-se pelas ruas de pedra, construções em estilo colonial, sobrados pintados em cores vibrantes e pelas muitas igrejas. Tombado pela Unesco em 1985, é tido como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Elevador Lacerda e Mercado ModeloO Elevador Lacerda foi o primeiro do mundo a ser utilizado como transporte público. Inaugurado em 1873, até hoje serve ao mesmo propósito: ligar os dois patamares de Salvador, a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Ao subir por ele chega-se à Praça Municipal, de onde é possível ir à Praça da Sé e ao Pelourinho a pé. Ao descer, o visitante depara-se com a Praça Cairu e o Mercado Modelo. Este último é um centro comercial, mas também um local de fomentação do artesanato local. O prédio é propriedade da prefeitura e é considerado patrimônio cultural. É o local ideal para comprar lembranças de Salvador.


Igreja do Senhor do Bonfim

Igreja do Senhor do BonfimConcluída em 1754, a Igreja do Senhor do Bonfim — ou simplesmente Igreja do Bonfim, como é conhecida — é uma das principais atrações da capital, Salvador. Além de ser um local de fé e religiosidade, a igreja é uma obra de arquitetura. Sua fachada é revestida quase por completo por azulejos portugueses, e a grade de entrada é toda enfeitada com as tão conhecidas “fitas do Bonfim”, colocadas lá por pessoas que fazem um pedido ao Senhor do Bonfim enquanto as amarram.


Farol da Barra

Farol da Barra
Talvez o mais icônico cartão postal de Salvador (tanto quanto o Elevador Lacerda), o Farol da Barra foi construído com o objetivo de ser um forte. Hoje em dia, além de ser um ponto turístico de visita praticamente obrigatória, também abriga o Museu Náutico da Bahia, onde é possível conhecer mais sobre a história da navegação e da própria Bahia, além de se ter uma vista maravilhosa.


Vista aérea de Salvador/ BA Morro de São Paulo/ BA Parque Nacional da Chapada Diamantina/ BA Ponte Metálica Dom Pedro II em Paulo Afonso/ BA Ponte sobre o Rio Paraguassu, entre as cidades de Cachoeira e São Félix/ BA Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus/ BA Santuário do Bom Jesus da Lapa/ BA Farol de Porto Seguro/ BA Foliões do carnaval à fantasia de Maragojipe/ BA