Estados e Capitais do Brasil
 

Pontos Turísticos do Amazonas


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (7 voto(s), média: 4,00 de 5)

O Amazonas é um estado que está diretamente relacionado ao próprio rio de mesmo nome. Seu território é extenso, compreende a maior área de todas 27 unidades federativas do País, bem como a maior porcentagem de Floresta Amazônica no território brasileiro. Apesar de seu território vasto, a densidade demográfica é muito concentrada na capital, Manaus, fazendo com que muitos registros históricos, marcos e pontos turísticos do Amazonas estejam na cidade. Conheça a seguir alguns lugares e pontos importantes para o turismo amazonense.

Teatro Amazonas

Teatro AmazonasEsse teatro é um marco da riqueza que o Amazonas experimentou durante o Ciclo da Borracha. Inaugurado em 1896, ainda hoje é uma das edificações mais grandiosas de Manaus. Sua arquitetura, principalmente a presença da cúpula, o tornaram um monumento muito conhecido em todo Brasil. Pode ser considerado um dos símbolos de Manaus. O Teatro Amazonas está localizado no centro da cidade, e além das atrações que recebe, mantém em sua programação ensaios e apresentações regulares da Orquestra Amazonas Filarmônica.


Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Mercado Municipal Adolpho LisboaCom sua construção iniciada em 1880, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi reinaugurado em 2013, depois de ter sido fechado para reforma por sete anos. No mercado é possível encontrar comidas, bebidas, ingredientes para pratos típicos da culinária do Amazonas e até mesmo artesanato, tudo isso distribuído nos 182 boxes. Em um dos pavilhões é possível ver um furo feito por uma bala de canhão em 1910, durante uma batalha entre os governos federal e estadual.


Museu do Seringal

Museu do SeringalO Ciclo da Borracha foi um período muito importante para o Amazonas, época em que muitas riquezas foram construídas. O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no Igarapé São João, é praticamente uma aula sobre esta época. Reproduz um seringal e é formado por construções como a casa do barão — com móveis, decoração e objetos pessoais –, o barracão de aviamento, a capela e até um cemitério cenográfico, que lembra o local onde eram enterrados os seringueiros mortos no trabalho. Funciona de quarta a domingo, e é possível chegar de Manaus até ele em 25 minutos por via fluvial. Uma dica para o turista é terminar o passeio na Praia da Lua, uma praia fluvial perto do museu.


Praia Fluvial do Tupé

Praia do TupéEsse é um dos pontos que precisam ser visitados pelos turistas que passam por Manaus. Muitos ficam surpresos ao descobrir que o fato de não ter mar não significa que o estado não tem praias. Assim como a Praia da Lua, a Praia do Tupé também é fluvial, banhada pelo Rio Negro, um dos principais afluentes do Rio Amazonas. O local é muito bonito e agradável, ótimo para aproveitar um dia ensolarado.


Festival de Parintins/ AM Vista aérea de Parintins/ AM Catedral de Nossa Senhora do Carmo - Parintins/ AM Praia fluvial do Tupé/ AM Museu do Seringal/ AM Guaraná, fruto típico de Maués/ AM