Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Rio de Janeiro


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 3,50 de 5)
Loading...

Quando pensamos em culinária local, imediatamente lembramos do pão de queijo de Minas Gerais, do churrasco do Rio Grande do Sul, do acarajé da Bahia. Mas e quanto ao Rio de Janeiro? Muita gente acha que o estado não uma gastronomia típica, o que não é inteiramente verdade. As comidas cariocas estão diretamente ligadas à gastronomia portuguesa — consequência da colonização do estado durante quase dois séculos — que no decorrer do tempo foram adaptadas à realidade do Rio.

Um exemplo muito carioca e tradicional são os pratos a base de bacalhau, uma óbvia herança portuguesa que se estende até os dias de hoje sem muitas distinções, e a feijoada, uma herança dos escravos africanos que foi aperfeiçoada ao longo dos anos.

Feijoada

FeijoadaTalvez o mais carioca de todos os pratos, estando presente na maioria das festas, feriados, ou num simples almoço de domingo, a feijoada é apreciada em todo o estado. A receita leva partes de porco (focinho, pé, toucinho, joelho e etc) e feijão preto. Para acompanhar, a farofa e o arroz branco são as escolhas favoritas dos cariocas.


Chuvisco

ChuviscoChuvisco é um doce típico da cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. É feito à base de ovos, e pode ser servido em calda ou cristalizado. Indispensável nas festas da cidade, o doce se tornou parte da tradição e identidade dos campistas.


Filé à Oswaldo Aranha

Filé à Oswaldo AranhaO filé à Oswaldo Aranha é um prato típico carioca. Trata-se de uma homenagem ao político gaúcho que costumava pedir o prato todos os dias em um restaurante da Lapa. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos.


Pão doce

Pão docePão doce é um tipo de pão muito comum no Brasil, também herança da culinária de Portugal. A receita varia conforme a região de origem. Nas padarias e confeitarias do Rio de Janeiro pode ser encontrado facilmente. Consiste em um pão de massa doce com creme de baunilha, decorado com pedaços de frutas em calda, cobertura de fondant ou geleia.


Podrão

PodrãoPodrão é um termo da gíria carioca que se refere a um tipo específico de cachorro-quente feito em carrocinhas de vendedores ambulantes. Além do convencional pão e salsicha com molho, os podrões trazem uma série de ingredientes adicionais que variam de batata palha até ovos de codorna. Alguns chegam a substituir a salsicha tradicional por linguiça de carne suína.


Baía de Guanabara - Rio de Janeiro/ RJ Calçadão de Copacabana - Rio de Janeiro/ RJ Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro/ RJ Museu de Arte Contemporânea de Niterói/ RJ Cidade de Paraty vista do mar/ RJ Vista aérea de Angra dos Reis/ RJ Parque Nacional da Serra dos Órgãos/ RJ Museu Imperial - Petrópolis/ RJ Ponte Rio-Niterói/ RJ