Estados e Capitais do Brasil
 

Salvador


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (12 voto(s), média: 4,42 de 5)
Loading...

Salvador é a capital do estado da Bahia, famosa pela arquitetura, culinária e por ser uma das cidades turísticas mais conhecidas do Brasil. A cidade recebeu grande influência africana em vários aspectos culturais, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é uma das mais antigas cidades da América, e por muito tempo foi conhecida como Cidade da Bahia entre os moradores, pois a diferenciava de outras cidades com o mesmo nome. Foi a primeira capital do Brasil e primeira sede da administração colonial
Com população superior a três milhões de habitantes, Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil e a sétima região metropolitana em número de habitantes. É a cidade com o maior número de descendentes negros do mundo: mais de 30% da população é de descendência negra, principalmente das regiões da Nigéria, Gana, Benim e Togo. A outra parte dos habitantes é formada por maioria parda e por descendentes de brancos e asiáticos.

Apesar de ser a segunda capital mais rica do Nordeste, alguns fatores tornam essa riqueza muito relativa. Assim como em todo o território brasileiro, há uma grande desigualdade social. Mesmo o IDH sendo levemente maior que o do Brasil, pode variar entre regiões de muita pobreza e de riqueza exacerbada.

Geograficamente, Salvador é dividida em dois níveis: a Cidade Baixa, banhada pela Baía de Todos os Santos e centro das atividades portuárias e do comércio em atacado, e a Cidade Alta, onde predominam bairros residenciais, estabelecimentos de comércio de varejo e edifícios da administração pública.

Salvador teve um papel importante na história da economia brasileira. Durante o domínio português, a cidade era uma das maiores e mais importantes do Brasil Colônia. Hoje ainda ocupa um lugar de destaque, é um dos portos e centros de comércio internacionais mais importantes do país, possui uma grande refinaria de petróleo e muitas indústrias importantes são localizadas em sua região metropolitana. A construção civil possui um espaço importante na economia da cidade.

Devido ao clima, a diversidade cultural, às praias e ao seu mundialmente conhecido carnaval, Salvador é um dos destinos turísticos mais famoso do Brasil. As atividades turísticas e culturais movimentam boa parte da economia da cidade, gerando emprego, renda e motivando a preservação do patrimônio artístico e cultural. O litoral de Salvador é um dos mais longos do Brasil, são mais de 40 quilômetros de praias. As que mais atraem baianos e turistas são as praias do Porto da Barra, Jaguaribe, Stella Maris e Piatã, todas conhecidas pela beleza. Dentre os muitos pontos turísticos espalhados pela cidade de Salvador, destacam-se, pela beleza, valor histórico e cultura, o Elevador Lacerda, o Pelourinho, o Mercado Modelo e o Farol da Barra.


Estado

Bahia

Bahia

DDD

71