Estados e Capitais do Brasil
 

Natal


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...

Natal é a cidade capital do estado de Rio Grande do Norte, e é a segunda menor capital brasileira, maior apenas que Vitória no Espírito Santo. É conhecida como Cidade do Sol, Filha do Sol e também Capital Espacial do Brasil, este último apelido se dá por conta da primeira base de foguetes da américa do sul que se localizava na região. É uma capital mundialmente conhecida por seus parques, museus e, claro, suas belezas naturais que atraem diversos turistas todos os anos. A cidade tem o nome de Natal pois foi fundada em um dia 25 de dezembro.

Antes habitada apenas por povos nativo-americanos, apenas em 1535, com a chegada de Aires da Cunha, recebeu gente de fora, porém a colonização das terras teve resistência dos índios e também de piratas franceses que exploravam o pau-brasil da região. Com objetivo de se defender dos nativos e das invasões francesas, em 1598 foi construído um forte, a Fortaleza da Barra do Rio Grande, nas proximidades foi se formando um povoado que se chamou de Cidade do Natal. Natal só foi realmente fundada em 1599, no dia do Natal. Outro período histórico importante para a capital do Rio Grande do Norte foi a segunda guerra, Natal serviu como ponto de apoio e partida para os aviões dos Aliados e nacionais.

A maior parte da cidade foi construída na planície costeira, e por conta disso toda a área tem altitudes menores do que 100 metros acima do nível do mar. A principal bacia hidrográfica presente no município é a do Rio Potenji. Natal tem um clima tropical, marcado por suas temperaturas mais elevadas, chuvas e um verão seco. Com 167 km² aproximadamente, é a segunda menor capital do Brasil, porém tem uma população de 862 mil habitantes estimados, o que leva a uma densidade de 5,1 mil hab/km², sendo a sexta capital do brasil com a maior densidade demográfica.

A atividade que realmente move a economia de Natal se encontra no setor terciário, com o comercio e a prestação de serviços. A pecuária e a agricultura não são fortes na região, já que praticamente toda população vive na zona urbana. A industria, por outro lado, é bem diversificada e desenvolvida, contando inclusive com um distrito industrial. A capital do Rio Grande do Norte também é considerada a porta do turismo do estado.

A questão cultural é bem presente no município, principalmente no artesanato, uma forma de expressão e de tradição que tem muito valor cultural e turístico. A presença de museus, teatros e outros locais de cultura são uma mostra da importância cultural para a cidade. O Complexo Cultural de Natal, Memorial Câmara Cascudo e o Teatro Alberto Maranhão, além de importantes pontos turísticos transmitem cultura para a população.