Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira da Bahia


  
Bandeira da Bahia

A bandeira do estado da Bahia foi elaborada pelo médico baiano Dr. Diocleciano Ramos, que em uma reunião do Partido Republicano, em maio de 1889, apresentou o esboço dela. O símbolo estadual foi pensado com duas faixas horizontais brancas e duas vermelhas, além de um quadrado azul no canto superior esquerdo. Dentro do quadrado, um triângulo branco centralizado.

A primeira bandeira com as características acima a ser içada na Bahia resultou de uma ação cívica do coronel Durval de Aguiar, em novembro de 1889. Antes disso, hasteava-se, no Forte do Mar, uma bandeira branca e fazia-se uma saudação de 21 tiros. Somente em 11 de junho de 1960 a bandeira da Bahia passou ser oficializada por um decreto. O decreto nº 17628 foi sancionado pelo governador Juracy Magalhães e tornava oficial a bandeira que o povo baiano já havia consagrado.

SIMBOLISMO

  • A bandeira da Bahia tem clara inspiração na bandeira dos Estados Unidos, que havia se tornado independente em 1776. As cores vermelha, azul e branca foram usadas por serem as mesmas presentes na bandeira americana;
  • O triângulo foi incorporado à bandeira baiana como uma homenagem à Inconfidência Mineira, pois a bandeira do movimento também trazia a figura. Na bandeira da Inconfidência, por sua vez, esse triângulo faz referência à maçonaria, pois é um dos símbolos dessa sociedade secreta, representando a “santa trindade” Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Atualmente, o triângulo é encontrado também na bandeira de Minas Gerais.

Bandeira da Capital

Vista aérea de Salvador/ BA Morro de São Paulo/ BA Parque Nacional da Chapada Diamantina/ BA Ponte Metálica Dom Pedro II em Paulo Afonso/ BA Ponte sobre o Rio Paraguassu, entre as cidades de Cachoeira e São Félix/ BA Santuário do Bom Jesus da Lapa/ BA Farol de Porto Seguro/ BA Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus/ BA Foliões do carnaval à fantasia de Maragojipe/ BA