Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira da Bahia


  
Bandeira da Bahia

bandeira do estado da Bahia foi elaborada pelo médico baiano Dr. Diocleciano Ramos, que em uma reunião do Partido Republicano, em maio de 1889, apresentou o esboço dela. O símbolo estadual foi pensado com duas faixas horizontais brancas e duas vermelhas, além de um quadrado azul no canto superior esquerdo. Dentro do quadrado, um triângulo branco centralizado.

A primeira bandeira com as características acima a ser içada na Bahia resultou de uma ação cívica do coronel Durval de Aguiar, em novembro de 1889. Antes disso, hasteava-se, no Forte do Mar, uma bandeira branca e fazia-se uma saudação de 21 tiros. Somente em 11 de junho de 1960 a bandeira da Bahia passou ser oficializada por um decreto. O decreto nº 17628 foi sancionado pelo governador Juracy Magalhães e tornava oficial a bandeira que o povo baiano já havia consagrado.

SIMBOLISMO

  • A bandeira da Bahia tem clara inspiração na bandeira dos Estados Unidos, que havia se tornado independente em 1776. As cores vermelha, azul e branca foram usadas por serem as mesmas presentes na bandeira americana;
  • O triângulo foi incorporado à bandeira baiana como uma homenagem à Inconfidência Mineira, pois a bandeira do movimento também trazia a figura. Na bandeira da Inconfidência, por sua vez, esse triângulo faz referência à maçonaria, pois é um dos símbolos dessa sociedade secreta, representando a “santa trindade” Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Atualmente, o triângulo é encontrado também na Bandeira de Minas Gerais.

Bandeira da Capital

Vista aérea de Salvador/ BA Morro de São Paulo/ BA Parque Nacional da Chapada Diamantina/ BA Ponte Metálica Dom Pedro II em Paulo Afonso/ BA Ponte sobre o Rio Paraguassu, entre as cidades de Cachoeira e São Félix/ BA Santuário do Bom Jesus da Lapa/ BA Farol de Porto Seguro/ BA Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus/ BA Foliões do carnaval à fantasia de Maragojipe/ BA