Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Tocantins


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (14 voto(s), média: 4,36 de 5)

O Tocantins é um dos estados mais novos do Brasil, criado pela Constituição de 1988. Sua gastronomia possui uma grande variedade de pratos que agrada quem vive nele e também quem visita a região. Com forte influência das culturas indígena, portuguesa, paulista e mineira, a maioria de suas receitas tem algum peixe como base. Não seria exagero dizer que a culinária do Tocantins é como uma colcha de retalhos cultural.

Peixada

PeixadaUma receita típica da região, a peixada é preparada com um peixe em posta, alho, cebola, cheiro-verde, cenoura e leite de coco. O peixe é temperado com alho e sal, e em seguida é cozido em água fervente junto com a cenoura, o cheiro-verde e o leite de coco, até ganhar maciez. O costume é servir logo em seguida à preparação, geralmente acompanhado de arroz e farofa de manteiga.


Frango tostado

Frango tostadoBastante apreciado pela população local, o frango tostado leva, além do frango, alho, sal, toucinho, açúcar, cebola e pimenta-do-reino. Após o frango ser limpo, ele é temperado com alho, sal e pimenta-do-reino. O toucinho é derretido numa panela com o açúcar e a cebola, formando uma espécie de calda que vai por cima do frango enquanto ele é assado e tostado.


Peixe no leite de coco babaçu

Peixe no leite de coco babaçuOutra especialidade tocantinense é o peixe no leite de coco babaçu. Essa receita é preparada com caris, cheiro-verde, tomate, cebola, pimenta-de-cheiro e leite de coco babaçu. Depois dos caris limpos, o peixe é colocado para ferver junto com os temperos para formar um molho. Depois disso, é acrescentado o leite de coco, sempre mexendo para não talhar.


Peixe na folha de bananeira

Peixe na folha de bananeiraUm dos preferidos da região, o peixe na folha de banana é feito com um peixe tucunaré, limão, sal, pimenta-de-cheiro, alho e cebola. Depois do peixe ser limpo com limão e sal e posto para descansar, é temperado por fora e por dentro com pimenta-de-cheiro, alho e cebola. Por último, é enrolado na folha de bananeira e assado.


Vista aérea de Palmas/ TO Ponte Fernando Henrique Cardoso - Palmas/ TO Vista parcial do Parque Estadual do Jalapão/ TO Cachoeira do Formiga, Parque Estadual do Jalapão/ TO Vista aérea da Ilha Canela - Palmas/ TO Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Natividade/ TO