Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Goiás


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (16 voto(s), média: 4,50 de 5)

Goiás é o estado mais populoso da Região Centro-Oeste do Brasil. A maior parte do seu território está localizada em uma região de cerrado, e por conta disso muito de seus ingredientes são oriundos deste tipo de bioma, em especial os frutos. A gastronomia, porém, sofre influência de dois estados vizinhos, Bahia e Minas Gerais. Ambos possuem uma cultura culinária muito forte, e é difícil não adquirir alguns elementos deles. Ainda assim, a comida goiana consegue ter um gosto único e carregar toda a originalidade da região. Veja alguns dos pratos típicos da mesa dos goianos.

Arroz com pequi

Arroz com pequiOs frutos do cerrado têm grande importância como ingredientes na culinária goiana. Não apenas no arroz, mas também em outras receitas o pequi é muito usado. Neste prato ele pode ser usado na forma de polpa ou como o fruto inteiro. Porém, ao comer o fruto inteiro deve-se tomar cuidado de não mordê-lo, uma vez que seu caroço pode machucar.


Arroz com suã

Arroz com suãO suã é a coluna vertebral do porco e, por não ser uma parte suína com muita carne, é bastante usado nessa receita de arroz. O arroz, por sua vez, também é bastante utilizado na gastronomia do estado, sendo um dos acompanhamentos mais consumidos.


Empadão goiano

Empadão goianoEste prato é basicamente como uma grande empada normal, mas a mistura dos recheios é original do estado. Comumente se usa carne de frango e porco, porém a ideia do empadão é que se tenha liberdade para recheá-lo com restos de carne. Além disso, o uso do queijo minas e guariroba são quase essenciais.


Arroz de puta rica

Arroz de puta ricaEste é um outro prato típico da culinária goiana que leva arroz, mas um dos outros ingredientes principais desta receita são as carnes defumadas. Sua fama se tornou tão grande que o prato se espalhou por algumas partes do Brasil.


Angu de milho-verde

Angu de milho verdeO angu é uma receita muito comum em Goiás, é um dos principais acompanhamentos da galinhada. Seu ingrediente base é o milho-verde. Além dele são adicionados à receita apenas sal e água.


Matula

MatulaEsta prato é um tutu de feijão (tropeiro ou mulatinho) muito presente nas mesas dos goianos. Em sua receita, além dos feijões, encontra-se linguiça, carne-de-sol e a carne de lata, um tipo de carne de boi curada em banha de porco.


Cidade de Goiás/ GO Museu das Bandeiras - Cidade de Goiás/ GO Monumento às Águas Quentes - Caldas Novas/ GO Barragem de Serra da Mesa/ GO Salto do Rio Preto, em Alto Paraíso/ GO Procissão do Fogaréu - Cidade de Goiás/ GO