Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Distrito Federal


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (12 voto(s), média: 3,17 de 5)

Território da capital do Brasil, onde está localizada a sede dos três poderes do governo federal, o Distrito Federal possui um território muito pequeno e o único município oficial é a própria Brasília. Por ser uma cidade relativamente jovem, com menos de 100 anos de fundação, construída para ser a capital do Brasil, não possui uma culinária que possa ser apontada como típica e original. Em compensação, alguns pratos típicos dos lugares de origem dos primeiros habitantes da capital federal começaram a marcar presença na mesa dos brasilienses, e hoje em dia já podem ser considerados comuns da região.

Pato no tucupi

Pato no tucupiEsse prato é muito comum nos restaurantes do Distrito Federal, porém tem origem na região amazônica. Ele se adaptou bem aos brasilienses, que o adotaram como um prato loca. É feito com o tucupi, liquido extraido da raiz brava da mandioca.


Pão de queijo

Pão de queijoUm clássico mineiro que tomou conta na área dos lanches do Distrito Federal, é muito provável que se encontre mais pão de queijo em Brasília do que em Belo Horizonte. É quase um ícone de Minas Gerais, mas foi tão bem aceito que já pode ser considerado um lanche local.


Chico angu

Chico anguEste também é um grande marco da cozinha mineira. Essa influência grande de MInas Gerais em Brasília se deve, principalmente a Juscelino Kubitschek, mineiro, ex-presidente da República e considerado o pai de Brasília. Chico Angu é um prato de frango com quiabo e angu, um dos favoritos de JK.


Sopa paraguaia

Sopa paraguaiaEste prato engana pelo nome. A sopa paraguaia é, na verdade, um tipo de bolo salgado de milho que leva bastante queijo e cebola. É uma receita muito consumida no paraguai e no Mato Grosso do Sul, e veio para ficar no Distrito Federal.


Buchada de bode

Buchada de bodeEste prato é muito consumido pela comunidade piauiense que mora no Distrito Federal. A maior área administrativa do Distrito Federal, Ceilândia, possui a maior concentração de habitantes com raízes no Piauí em toda a unidade federativa, cerca de 110 mil pessoas que adoram comer uma boa buchada.


Tilápia

TilápiaEsse é um dos poucos peixes que o brasiliense pode considerar como “próprio”, afinal o Distrito Federal possui uma enorme produção em criadouro desse pescado. O peixe é um ingrediente muito importante, a culinária local tem muitos pratos, sejam fritos, cozidos ou assados.


COngresso Nacional de Brasília/ DF Memorial JK - Brasília/ DF Palácio da Justiça - Brasília/ DF Lago Paranoá - Brasília/ DF