Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária de Alagoas


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (26 voto(s), média: 3,81 de 5)

O estado de Alagoas possui uma gastronomia muito similar à culinária nordestina de modo geral, porém existem alguns pratos e tipos de receitas que são o carro-chefe da culinária local. Por conta das lagoas litorâneas que deram nome ao estado, existem alguns ingredientes que enriqueceram e diversificaram o sabor dos pratos alagoanos. Pelo fato de se localizar no litoral, pratos com peixes e frutos do mar são bem comuns, mas o estado ainda conta com outros ingredientes, como o coco e as frutas do semiárido e do litoral. Confira alguns dos pratos típicos da culinária de Alagoas.

Sururu de capote

Sururu ao capoteEste é um dos pratos típicos da região litorânea de Alagoas. Os frutos do mar são um dos ingredientes mais usados na cozinha alagoana, e a receita de sururu de capote é como uma marca da gastronomia do estado. Nesta receita, o sururu é servido ainda na casca, porém há outros pratos com esse molusco, como o sururu ensopado e a fritada de sururu.


Siri mole ao coco

Siri mole ao cocoEste prato leva dois dos grandes ingredientes da culinária local: o siri que é um fruto do mar e o coco, que é presente em quase todo o estado. A receita leva muitos legumes e normalmente é acompanhada de uma farofa.


Pituzada

PituzadaO pitu é um tipo de lagostim de água doce, também conhecido como “camarão-d’água-doce”. Nessa receita, além do pitu, também é usado leite de coco, o que reforça a importância desse ingrediente para a culinária alagoana. Normalmente é feito um pirão com o caldo da pituzada.


Umbuzada sertaneja

Umbuzada sertanejaEsse delicioso doce da fruta umbu, também conhecida como imbu (que dá origem a “imbuzada”, outro nome do prato), é um prato típico da região sertaneja do estado de Alagoas. A fruta é escaldada em água fervente e misturada com leite e açúcar. É um típico prato do café da manhã, que dá bastante força para aguentar o dia.


Batata-doce com leite de coco

Batata-doce com leite de cocoMais uma vez o coco está presente na cozinha de Alagoas, mostrando sua versatilidade por estar presente não só nos pratos principais, mas na também produção dos doces. Apesar de sua origem tailandesa, essa sobremesa já se tornou parte da gastronomia alagoana.


Convento Nossa Senhora dos Anjos - Penedo/ AL Museu do Sertão - Piranhas/ AL Piranhas/ AL Praia do Francês - Alagoas Vista aérea de Penedo/ AL Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca/ AL