Estados e Capitais do Brasil
 

Estados do Brasil


Atualize seu navegador para visualizar corretamente o mapa.

O Brasil é um país situado na América do Sul e que possui 26 estados e um Distrito Federal. O seu maior estado é o Amazonas e o menor estado do Brasil é Sergipe. Estas unidades subnacionais possuem autonomia, tanto de legislação, governo e arrecadação. Cada estado possui um governador, três senadores e uma quantidade de deputados estaduais que depende do tamanho populacional estadual.

O Distrito Federal tem as mesmas características dos demais estados brasileiros e municípios, porém, ao invés de ser dividido em municípios possui regiões administrativas. Além disso ele pode arrecadar tributos tanto como estado como município.

O Brasil já teve diferentes divisões territoriais, logo após o seu descobrimento ele era dividido em capitanias hereditárias. Lotes de terras eram doados para alguns colonos, já que a coroa possuía recursos limitados. Os territórios da capitania saim da linha imaginária do tratado de Tordesilhas e traçavam uma reta até o litoral. Após as capitanias, o Brasil teve uma estranha divisão, apenas dois estados. Durante 1573 a 1578 o território nacional ficou dividido entre Repartição Norte, ou estado do Maranhão e Repartição Sul, ou estado do Brasil. Outras várias divisões que parecem impossíveis hoje já aconteceram no nosso país, como o estado de São Paulo ocupar praticamente metade do território nacional.

A evolução da divisão do território brasileiro durante o período colonial até o império e a república foi muito importante para definir não só a localização e área dos territórios, mas sua autonomia política e jurídica.

Seguem os Estados do Brasil:

Acre (AC) Maranhão (MA) Rio de Janeiro (RJ)
Alagoas (AL) Mato Grosso (MT) Rio Grande do Norte (RN)
Amapá (AP) Mato Grosso do Sul (MS) Rio Grande do Sul (RS)
Amazonas (AM) Minas Gerais (MG) Rôndonia (RO)
Bahia (BA) Pará (PA) Roraima (RR)
Ceará (CE) Paraíba (PB) Santa Catarina (SC)
Distrito Federal (DF) Paraná (PR) São Paulo (SP)
Espírito Santo (ES) Pernambuco (PE) Sergipe (SE)
Goiás (GO) Piauí (PI) Tocantins (TO)