Estados e Capitais do Brasil
 
São Paulo

São Paulo


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (24 voto(s), média: 3,29 de 5)
Loading...

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizado na Região Sudeste e banhado pelo Oceano Atlântico. Possui 645 municípios e a sua capital é a cidade de São Paulo, também o município mais populoso. É o estado mais populoso do Brasil e possui um dos maiores PIB em relação às outras unidades. Por conta de sua importância econômica e comercial, já foi chamado de “locomotiva do Brasil” e ainda hoje é um dos mais desenvolvido estado brasileiro.

A exploração da região que viria a ser o estado de São Paulo só começou em 1532, antes disso era completamente habitada por povos indígenas. A povoação da região teve marco em 1554, com a construção do Colégio Jesuíta na Vila de São Paulo de Piratininga. A expansão e desenvolvimento da região se deve aos bandeirantes e a procura de pedras preciosas e escravos, esse ciclo do ouro durou até, 1800 aproximadamente. Durante o período da República Velha o ciclo do Café que girou a economia da região, a primeira fazenda de café foi fundada em 1817.

São Paulo é o segundo maior estado do Sudeste, perdendo apenas para Minas Gerais, tem um litoral de 622 quilômetros de extensão e a maior parte de seu território é considerado alto, com altitudes entre 300 a 900 metros acima do nível do mar. É composto por planaltos e serras, com uma porção menor de planícies e depressões. O estado possui diversos tipos de climas, entre eles o subtropical, tropical superúmido e tropical de altitude. O estado tem uma área de 248,2 mil km² aproximadamente, com uma estimativa de 44,03 milhões de habitantes, e uma densidade demográfica média de 177hab/km².

O estado tem o principal PIB entre todas as unidades federativas brasileiras, sendo um importante centro comercial e econômico do Brasil. O setor terciário se destaca bastante no estado, mas sua economia é bem equilibrada entre os setores. O cultivo de laranja, cana-de-açúcar e café representam o destaque do setor primário, e o setor secundário é representado pela industrial de álcool, açúcar, metalúrgica, mecânica, automobilística e de aviação.

A cultura do estado é composta por um complexo mix de povos que fizeram parte da história de São Paulo, há influência dos portugueses, indígenas e africanos, mas também de imigrantes de diversos países, em destaque os italianos. Os japoneses também tem uma grande força no território. Há, inclusive, um bairro inteiro na capital composto por elementos, imigrantes e descendentes japoneses: o Bairro da Liberdade. A capital concentra a maior parte dos eventos, shows e estabelecimentos culturais.