Estados e Capitais do Brasil
 
Piauí

Piauí


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 3,90 de 5)
Loading...

O Piauí é um dos 27 estados brasileiros, está localizado na Região Nordeste. A unidade federativa possui o menor litoral, apenas 66 km de seu território são banhados pelo Oceano Atlântico. Piauí tem 224 municípios, sendo Teresina a cidade capital e a mais populosa do estado. O nome do estado é derivado da língua tupi, e significa “rio das piabas”, que é um tipo de peixe bem comum nos rios brasileiros.

Após a independência do Brasil, algumas províncias ainda faziam parte das colônias portuguesas. A província do Piauí era uma dessas, e com medo de perder o território, Portugal mandou o brigadeiro João José da Cunha Fidié. No ano de 1823, na conhecida como Batalha do Jenipapo, as tropas portuguesas foram derrotadas e o Piauí conquistou a sua independência. Outro fato importante foi em 1852, quando a capital da província foi transferida de Oeiras para a Teresina, o que gerou algumas manifestações na antiga capital, mas não conseguiram impedir a mudança.

O estado tem um terreno, em sua maior parte, formado por altitudes menores de 300 metros acima do mar, porém também possui terreno formado por chapadas que podem atingir altitudes maiores que 900 metros. A sua vegetação é formada pela mata de cocais, a caatinga e o cerrado. O clima da região é formado por dois tipos, o tropical quente e úmido e o semiárido quente. A área do Piauí é de cerca de 251,6 km², e é estimado que vivam mais de 3,19 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 12,7 hab/km².

As atividades econômicas que mais contribuem para a economia do estado são a industria, a agricultura e a pecuária. No setor industrial destacam-se as industrias de tecidos, bebidas e produtos químicos. As plantações de arroz, cana-de-açúcar, mandioca e algodão são as principais atividades agrícolas da região. O turismo no estado, apesar de não ser uma das atividades principais, também é muito importante. O ecoturismo é uma das principais atrações, principalmente no Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu. O litoral, apesar de pequeno também tem muitos atrativos, como a Praia do Atalaia, que é conhecida por seus bares, e a Praia do Coqueiro, que se transformou em um balneário.

As manifestações culturais no estado são bem comuns, o elemento folclórico está bem presente, e tem muito das culturas indigena, européia e africana. O Bumba-meu-boi e o Samba de Cumbucaoda de São Gonçalo, são exemplos. Piauí também tem um lado mais histórico, principalmente do período pré-histórico, em diversos parques do estado foram achados vestígios de presença humana que datam em até 50 mil anos. Os itens achados e mais vestígios estão no Museu do Homem Americano.