Estados e Capitais do Brasil
 
Paraíba

Paraíba


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (12 voto(s), média: 3,58 de 5)
Loading...

A Paraíba é o um dos estados nordestinos que são banhados pelo Oceano Atlântico. Possui uma área maior que 56.000 km² e é responsável por 0,8% do PIB brasileiro. João Pessoa, a capital, é conhecida como a cidade brasileira onde o sol nasce primeiro, devido à sua localização geográfica. A cidade encontra-se no ponto mais oriental das Américas, chamado Ponta do Seixas.

No litoral, o clima é tropical úmido com chuvas regulares e em abundância. No interior do estado, o clima passa a ser semi-árido e, como em todo o Nordeste brasileiro, é sujeito a longas estiagens e baixas precipitações. A vegetação do litoral é formada por matas, manguezais e cerrados, além da presença de resquícios de floresta atlântica. No interior, devido às condições do clima, a vegetação predominante é a caatinga, principalmente na área do sertão e do Planalto da Borborema.

Segundo o IBGE, a Paraíba possui quase 2% da população nacional, sendo um dos estados brasileiros com a menor extensão territorial. Mais da metade da população, cerca de 80%, ocupa as áreas urbanas. As cidades que possuem maior importância econômica no estado são João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos.

Graças à forte miscigenação entre índios, negros e brancos, e a fatores históricos, a população paraibana é essencialmente mestiça, a tal ponto de o Dia do Mestiço (27 de junho) fazer parte do calendário de feriados do estado. Existem diversos grupos étnicos em várias regiões do estado, como comunidades quilombolas e tribos indígenas.

Os setores industrial e de serviços são os que possuem maior destaque na economia. A indústria responde por mais de 22% do PIB, levando a Paraíba a ocupar o quarto lugar entre estados do Nordeste, atrás somente da Bahia, Pernambuco e Ceará. O principal foco industrial localiza-se nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, somando mais que a metade da indústria paraibana. Os principais ramos da atividade industrial são o têxtil, o alimentício, o de derivados de couro e o metalúrgico.

O setor de serviços é o maior responsável pelo PIB, sendo o turismo o grande fortalecedor da economia. A cidade de Campina Grande se destaca como centro de tecnologia com a produção de programas de informática, gerando um PIB maior que a capital, João Pessoa.

A Paraíba é famosa pelo artesanato. A produção de bordados, crochê e tricô tem destaque nacional, assim como a tecelagem de redes, mantas de dormir e a produção de cerâmica, utensílios domésticos, panelas e bonecos.

O estado possui dois grandes teatros, o Teatro Santa Rosa, localizado em João Pessoa, e o Teatro Severino Cabral, em Capina Grande. A Paraíba também é famosa por ser o berço de grandes poetas e escritores, como Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo, Pedro Américo e Ariano Suassuna, além de um dos economistas mais influentes da história, Celso Furtado. Na Paraíba acontece o Maior São João do Mundo, uma das festas mais populares do Nordeste, realizada pela prefeitura de Capina Grande e que tem atrações para o público todas as noites do mês de junho.