Estados e Capitais do Brasil
 
Mato Grosso

Mato Grosso


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (13 voto(s), média: 3,92 de 5)
Loading...

O Mato Grosso é uma das 27 unidades federativas do Brasil, o estado está localizado na Região Centro-oeste, faz divisa com a região Norte e tem fronteira com a Bolívia e é o terceiro maior em área. O estado tem 141 municípios e a sua capital é a cidade de Cuiabá, que também é a mais populosa. A área onde o estado está localizada já pertenceu à Espanha e também já fez parte da grande província de São Paulo.

A região onde hoje é o Mato Grosso, de acordo com o tratado de Tordesilhas, pertencia à Espanha, que mandou para colonizar a região uma missão jesuíta. Em 1680, porém, a região foi tomada por Bandeirantes, que expulsaram os Jesuítas. Com a descoberta de ouro na região, por volta do ano 1718, o povoamento da área aumentou bastante, e em 1748 Portugal declarou o local como uma de suas capitanias, e construiu diversos sistemas de defesas para proteger a região de invasões.

A notícia da independência do Brasil só chegou na região cerca de seis meses depois da declaração em si. A guerra do Paraguai também trouxe sequelas para o estado, uma epidemia de varíola trazida pelos soldados que teve efeitos devastadores. Em 1979, entrou em vigor a lei que dividiu o estado do Mato Grosso em dois, criando assim o Mato Grosso do Sul.

O estado possui uma área um pouco maior que 903 mil km², e estima-se que dentro desta área vivam, aproximadamente, 3,224 milhões de habitantes, resultando em uma densidade demográfica média de 3,57 hab/km². A região é predominantemente dominada por planaltos, com presença de chapadas e planícies. O clima em geral é tropical super-úmido de monções ou com chuvas de verão e secas no inverno. Existem três biomas grandes que compõem a vegetação do estado: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal.

A mineração foi a atividade econômica que fez com que o estado se desenvolvesse, atualmente as atividades que movimentam a economia do estado são outras. Tanto a agricultura como a pecuária são as especialidades do Mato Grosso, porém a exportação dos produtos produzidos por estas atividades também gera bastante movimento financeiro. A soja, milho, algodão e carne de boi são os principais produtos da região.

O turismo na região se baseia quase completamente no eco-turismo. Além da capital Cuiabá, que possui atrativos históricos e culturais, o estado só possui belezas naturais de potencial turístico. Chapada dos Guimarães e o Pantanal são os principais destinos.