Estados e Capitais do Brasil
 
Maranhão

Maranhão


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (10 voto(s), média: 3,70 de 5)
Loading...

O Maranhão é um estado que está localizado na Região Nordeste, é o segundo maior em área da região, perdendo apenas para a Bahia. É um estado com bastante história e com grandes belezas naturais, tal como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Não há nenhuma teoria confirmada sobre a origem do nome do estado, a mais aceita é de que Maranhão é o nome dado pelos antigos nativos para o Rio Amazonas, há também a teoria de que o nome tivesse surgido por conta dos “emaranhados” de rios do local. Outra possibilidade é de que o nome Maranhão tenha sido trazido de um povoado em Portugal

A colonização portuguesa sobre o estado do Maranhão se deu de fato um ano depois da divisão do brasil português em Capitanias Hereditárias, em 1535, quando Dom João III, dividiu o a região em três partes. Em 1612 aconteceu a ocupação dos franceses sobre a ilha Upaon-Açu, e a criação da cidade que hoje é a capital do estado, São Luís. Após a expulsão dos franceses, em 1615, uma nova invasão se deu sobre a região. Os holandeses ocuparam a terra, chegaram em 1641 e foram expulsos em 1644. Após a independência e durante o segundo reinado foi criada a Província do Maranhão, desde essa época, São Luís já era a capital. E depois da declaração de República o maranhão começou a ganhar a forma que conhecemos hoje.

Maranhão tem um relevo predominantemente plano, três quartos do estado está abaixo de 200m do nível do mar, e apenas 10% tem altitudes maiores que 300m. O clima do maranhão é tropical, e pode variar entre tropical de monções, com chuvas em outono ou com chuvas no verão. A área total do estado é de mais ou menos 331,9 mil km², com uma população estimada em 6,85 milhões de habitantes, o que nos leva a uma densidade demográfica média de 20,6 hab/km².

O maranhão se desenvolveu bastante por conta da exportação de algodão, mas com o fim da guerra civil americana o estado perdeu espaço no ramo. Atualmente, umas das atividades econômicas do estado mais importante é a industria de metal, alimentícia e de madeira, e o extrativismo vegetal. A produção de grãos também merece destaque, principalmente por ser um dos produtos mais exportados. Há uma grande participação do turismo, não só pela beleza natural dos parques nacionais e áreas reservadas, mas também o turismo cultural e histórico da capital.

A cultura maranhense tem uma grande influência de diversos povos, a sua cozinha, por exemplo, tem elementos franceses, indígenas, africanos e portugueses. O maranhão possui uma culinária bem típica. O folclore e festividades regionais, como o bumba-meu-boi são importantíssimos elementos culturais que definem bem o estado.

O Maranhão tem diversos atrativos turísticos, desde a sua capital, com belas praias, a arquitetura portuguesa de época e conservada e uma gama de programações culturais. O eco-turismo é uma das maiores atividades turística do estado, locais como O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Parque Nacional da Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás e o Delta do Paraíba são os maiores exemplos de destinos para turistas.