Estados e Capitais do Brasil
 
Espírito Santo

Espírito Santo


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (16 voto(s), média: 3,38 de 5)
Loading...

O Espírito Santo é um dos quatro estados que compõem a Região Sudeste. Faz divisa com a Bahia, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Com pouco mais de 46 mil km², é o quarto menor estado do Brasil. Sua capital é Vitória e a cidade mais populosa do estado é o município de Serra. Essa, aliás, é uma curiosidade que merece ser destacada: o Espírito Santo e Santa Catarina são os únicos estados do Brasil em que a capital não é a cidade mais populosa. Os naturais desse estado são chamados de capixabas.

Ao longo da costa, o estado se encontra em uma faixa de planície responsável por mais de 40% da área total, entretanto a variação das altitudes é grande. O relevo é dividido em duas diferentes altitudes: Baixada Espírito-Santense e Serra do Castelo (essa última com as maiores altitudes). Possui dois climas o, tropical chuvoso, que está presente nas baixas altitudes, e o mesotérmico úmido, observado na região sul. O Espírito Santo já teve sua área totalmente coberta pela floresta tropical, mas devido ao desmatamento e à ocupação humana, hoje o estado possui poucas áreas preservadas.

No Espírito Santo habita quase 2% da população brasileira. São mais de três milhões e meio de habitantes, o que o torna o 14º estado mais populoso. Além da miscigenação — comum em todo o território nacional — entre brancos, negros e índios, o estado contou com a participação de imigrantes alemães e italianos em sua formação étnica.

Economicamente, o estado se apóia nos setores de agropecuária, serviços e indústria. Na capital localizam-se os portos de Tubarão e Vitória, dois dos mais movimentados do Brasil. A agricultura é baseada no cultivo de arroz, feijão, café, cana-de-açúcar, legumes e diversas frutas. O estado é o segundo maior produtor de café do Sudeste, atrás apenas de Minas Gerais. A área industrial é responsável por mais de 34% do PIB. O Espírito Santo é um grande exportador de granito, ferro e aço, além de ser o segundo maior produtor de petróleo e gás natural do Brasil, com produção inferior apenas à do Rio de Janeiro.

O Espirito Santo possui uma grande diversidade cultural. Fruto da mistura entre negros, índios, portugueses, imigrantes italianos e alemães, a cultura popular é a soma das várias expressões desses povos e é expressa nas manifestações surgidas ou reinventadas. Uma dessas manifestações que tornou-se marcante na cultura do estado é a capoeira. A Folia de Reis é outro forte movimento cultural , um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações católicas do Natal.