Estados e Capitais do Brasil
 
Ceará

Ceará


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (20 voto(s), média: 3,60 de 5)
Loading...

O Ceará é um dos mais belos estados nordestinos. Possui quase 600 km de extensão litorânea, onde predominam os mangues, restingas e grandes áreas formadas por dunas. Nessa região, mesmo não havendo altitudes muito elevadas, o índice de chuvas e a umidade são maiores que nos outros estados do Nordeste. A geografia do litoral é bastante diversificada, fazendo das praias paisagens exóticas com paredões, coqueirais e dunas.

O interior do Ceará é formado por chapadas e cuestas ao leste e ao sul. Ao norte, o estado é banhado pelo Oceano Atlântico. Devido a essa formação de declínio, a região central é chamada de Depressão Sertaneja. A vegetação predominante no estado é a caatinga. O período chuvoso é curto, são apenas quatro meses de chuva durante o ano. Devido a essas condições, a biodiversidade é totalmente adaptada às condições do semiárido, sendo a Depressão Sertaneja a região que mais sofre com esse clima.

Mesmo com as belezas naturais do Ceará e os vários parques e áreas de preservação, o estado sofre com o clima árido. As secas são constantes e boa parte da população, principalmente quem vive no interior do estado, sofre com a falta de água.

O estado do Ceará possui mais de oito milhões de habitantes, e quase metade se concentra na capital, Fortaleza, e na região metropolitana. O povo cearense é, em sua maior parte, fruto da miscigenação entre europeus, indígenas e negros, pois pessoas dessas duas últimas etnias viviam como trabalhadores livres ou escravizados na região.

Com mais de 40% do PIB concentrado na capital, a economia cresce de forma moderada, apesar de ser pouco industrializada, se comparada a outros estados do Nordeste. Não é mais uma economia baseada na agropecuária, destacando-se atualmente os setores de comércio, serviços e turismo. Mais de 70% do PIB é composto pelo setor do comércio. O estado possui uma grande Central de Abastecimento (CEASA) que controla e promove o comércio de produtos na região.

Fortaleza, a capital, é conhecida por possuir o mais belo litoral do Nordeste. Lá o turista encontra, além da paisagem encantadora, um clima agradável, a mais variada gastronomia e diversos serviços nos muitos restaurantes e hotéis à beira mar espalhados pela cidade e região metropolitana.

O Fortal é o maior carnaval fora de época (micareta) do país, e acontece todos os anos na cidade de Fortaleza, no final de julho, atraindo turistas de todos os lugares. O Ceará é famoso também pelo turismo religioso. Todos os anos, no período de 26 de setembro a 3 de outubro, milhares de fiéis se deslocam em direção à Igreja Basílica de Canindé, em devoção a São Francisco.

Outra peculiaridade do Ceará é o humor. O povo cearense é famoso pelo jeito descontraído e por levar na brincadeira as coisas mais difíceis da vida. Grandes nomes do humor nacional são frutos do Ceará: Chico Anysio, Tiririca, Tom Cavalcante e Renato Aragão são bons exemplos da descontração que caracteriza os habitantes do estado.