Estados e Capitais do Brasil
 
Acre

Acre


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (25 voto(s), média: 4,04 de 5)
Loading...

O Acre é um estado brasileiro que está localizado na Região Norte e é o último estado a oeste do Brasil. Sua capital é a cidade de Rio Branco. O estado preenche menos de 2% da área do território nacional, e um dos estados menos populosos do Brasil, com a densidade demográfica de 4,8 hab/km². O Acre faz parte do território brasileiro desde 1904, mas antes disso, em 1877, nordestinos já migravam até a região, pertencente à Bolívia na época, para buscar empregos e fugir da seca, o estado do nordeste que teve mais colonos migrando para o Acre foi o Ceará.

O estado se desenvolveu durante o Ciclo da Borracha. A extração do látex, retirado das seringueiras encontradas na Floresta Amazônica, fez com que a economia local crescesse. Os extratores do látex, conhecidos como seringueiros, tiveram uma participação importante na história do estado. Em 1903 aconteceu a Revolução Acreana, em que os revolucionários lutaram contra as tropas bolivianas, com o objetivo de ocupar a área do Acre. A revolução tinha Plácido de Castro como líder e teve uma intensa participação dos seringueiros.

O relevo do estado é, em sua grande maioria, planalto. Está localizado a 200 metros acima do nível do mar. É banhado por rios importantes, como os rios Juruá, Tarauacá e Muru. A vegetação é quase toda formada pela Floresta Tropical Amazônica, e por conta disso o seu clima é muito parecido com todos da área amazônica, quente e úmido, com bastante chuvas.

O estado, por mais que esteja mais desenvolvido, ainda mantém a mesma atividade econômica. A extração de borracha e castanhas das seringueiras é umas das atividades principais na região, além disso o estado ainda conta com o agronegócio e a pecuária como atividades econômicas de grande peso. A mineração também merece um pouco de destaque, mas não é tão forte quanto as outras atividades citadas.

O Acre tem uma mistura de culturas, desde as indígenas, nordestina e até mesmo do sul do país. Apesar de ser semelhante ao do resto da Região Norte, há uma influência muito grande da cultura do nordeste e do sertão. Sua culinária tem elementos indígenas e nordestinos, com pratos típicos de ambas culturas se misturando.