Estados e Capitais do Brasil
 

Culinária do Ceará


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (19 voto(s), média: 4,05 de 5)
Loading...

Conhecido por suas belas praias, lugares lindos, como Jericoacoara e a sua capital, Fortaleza, o Ceará também tem uma culinária que chama a atenção. Muitos dos seus pratos são comuns em outros estados nordestinos, porém o estado possui alguns sabores bem únicos, seja por conta de suas receitas típicas ou pelo modo de preparo. Veja alguns dos pratos típicos do Ceará.

Peixada cearense

Peixada cearenseO Ceará tem um grande litoral, e por conta disso frutos do mar e peixes são ingredientes muito usados em seus pratos. A peixada cearense, símbolo da culinária desta região, é um cozido de peixes servido com pirão de farinha. É tão tradicional que está presente em praticamente todos os restaurantes, dos mais simples aos mais caros.


Sarrabulho

SarrabulhoEste é um dos pratos que mostra como a culinária do sertão evoluiu para aproveitar o máximo de ingredientes possível, sem desperdiçar quase nada e mantendo a receita saborosa. É um prato que tem sua origem em Portugal. É feito com miúdos de porco e seu sangue coalhado.


Panelada

PaneladaA panelada é mais uma amostra da criatividade da culinária cearense. Normalmente é feito com bucho e tripas de boi, mas também pode levar patas e linguiça de boi. Este cozido tem um tempero forte, com pimentas, cheiro verde, sal e alho, além de levar pimentão e tomates.


Paçoca cearense

Paçoca cearenseA carne-de-sol é um ingrediente muito importante na região semiárida do Brasil, sendo comum em muitas receitas e praticamente um símbolo da culinária do sertão e caatinga. A paçoca cearense é só uma das receitas que usa esse ingrediente tão famoso. A carne-de-sol é frita e misturada com farinha de mandioca.


Rapadura

RapaduraA cana-de-açúcar foi um produto que marcou muito o Ceará na época do Brasil colonial e do Império. Naturalmente, algumas receitas com esse ingrediente se mantiveram e se consagraram como típicas da região. A rapadura é um doce feito a partir do melaço da cana, conhecido por ser duro e muito açucarado. Há versões do doce com castanhas e coco.


Doce de caju

Doce de cajuO caju é uma fruta em abundante no Ceará, por isso ela tem forte presença na culinária local, principalmente na produção de doces e bebidas. O doce de caju é o mais comum e tem um grande tempo de preparo, apesar de ser bem caseiro.


Vista aérea da Praia do Futuro - Fortaleza/ CE Falésia na praia de Canoa Quebrada / CE Pedra Furada - Jericoacoara/ CE