Estados e Capitais do Brasil
 

Vitória


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (7 voto(s), média: 4,00 de 5)
Loading...

A cidade de Vitória é a capital do Espírito Santo, uma das três capitais do Brasil que se localizam em ilhas. Sua população é superior a 330 mil habitantes, o que faz dela a quarta cidade mais populosa do estado. Os principais municípios que formam a Região Metropolitana da Grande Vitória são Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha. Além da ilha-cidade de Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas. Entre as capitais brasileiras, a cidade de Vitória possui o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o maior Produto Interno Bruto (PIB). O município possui dois grandes portos, o Porto de Vitória e o Porto de Tubarão. Ambos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil e estão entre os de melhor qualidade.

O litoral da cidade de Vitória é bem recortado, e mesmo com uma região costeira larga, mais de 40% do seu território é coberto por morros. Esse aspecto dificulta o crescimento das áreas urbanizadas da cidade, levando-a a possuir muitos bairros nobres, enquanto as cidades vizinhas, com menor índice de desenvolvimento, apresentam mais regiões suburbanas.

O clima da cidade é tropical, as chuvas se concentram principalmente nos meses de outubro a janeiro. Devido à sua localização e geografia, Vitória possui as menores amplitudes térmicas do estado. Graças à poluição, ao grande número de prédios e às inúmeras montanhas existentes na ilha, as temperaturas da capital são as mais elevadas do Espírito Santo.

As praias de Vitória não são extensas, devido ao tamanho da ilha. Uma das mais conhecidas é a Praia de Camburi, que possui seis quilômetros de extensão e é a maior praia de Vitória e a mais procurada pelos turistas. A vegetação da ilha é formada por floresta tropical e vegetação litorânea, com espécies distintas de fauna e flora. Alguns parques, como o Augusto Ruschi, possuem uma extensa vegetação de Mata Atlântica preservada e diversas espécies vegetais.

Vitória é uma das três capitais brasileiras que não são as cidades mais populosas do estado, e está entre as dez melhores em condições de trabalho. A economia é voltada às atividades portuárias, comércio, indústria e prestação de serviços.

O turismo não é o principal gerador de renda da cidade, entretanto há algumas atrações que são apreciadas pelos turistas. Dentre elas está a formação arquitetônica da cidade, fundada em 1551 e que preserva muitos dos casarões, igrejas e escadarias até os dias atuais. A noite em Vitória é concentrada na Praia do Canto, um dos bairros mais boêmios e elegantes da cidade, com cerca de 40 bares, boates e clubes. Outro lugar de grande movimento noturno é a Rua da Lama, que concentra vários bares e é o ponto de encontro do público universitário.