Estados e Capitais do Brasil
 

Porto Velho


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (4 voto(s), média: 3,00 de 5)
Loading...

Porto Velho é o município capital do estado de Rondônia. Além de ser a cidade mais populosa de seu estado, é a quarta maior em população de toda a Região Norte. Outro título importante para Porto Velho é que o município é a capital brasileira com o maior território. A capital faz fronteira com a Bolívia. Sua história está diretamente ligada com o avanço da região norte e a expansão das ferrovias no território brasileiro.

A fundação da cidade de Porto Velho aconteceu devido a uma decisão de Percival Farquhar, proprietário de uma empresa ferroviária que concluiu as obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Ao decidir que o Porto Velho seria o ponto inicial da ferrovia, uma vez que era um ponto importante para a carga e descarga de materiais, foi considerado o verdadeiro fundador da cidade. Em 1914 tornou-se um município do Amazonas, e após a criação do Território Federal do Guaporé, que passaria a ser chamado de Rondônia, foi promovida a capital do território.

O município está localizado entre o Planalto Central Brasileiro e a Planície Amazônica, tem altitudes que variam de 70 a 600 metros acima do mar, com terreno pouco acidentado. O principal rio que banha a cidade é o Rio Madeira, que faz parte da bacia hidrográfica amazônica. Por conta de sua posição geográfica e sua proximidade com rios, o clima da cidade é o tropical superúmido. É a capital brasileira com a maior área, alcançando aproximadamente 34 mil km², possui um numero estimado de habitantes de 493 mil, e uma densidade demográfica média de 12 hab/km².

A economia da cidade é baseada na área de prestação de serviços e comercio, com mais 80% de todo o PIB sendo originado dessa área. A construção civil, comercio atacado e de verejo, e a administração pública são as principais atividades. A industria tem um pouco mais de 10% de participação no PIB e a agricultura não chega a 6%. Porto Velho não tem muito potencial turístico, apenas a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que foi palco de uma novela, a Mad Maria, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus e outros poucos pontos são atrações turísticas.

As festividades da cidade são o reflexo de toda a pluralidade cultural existente em Porto Velho. O carnaval com a participação tradicional da banda Vai Quem Quer; o Arraial Flor do Maracujá que é realizado a mais de 30 anos nas festas juninas, e é o segundo maior do Brasil; E os festivais de pecuária Expovel, (Exposição Agropecuária de Porto Velho) e o Festival da Costela Assada, este último realizado todos os anos pelas Lojas Maçônicas.