Estados e Capitais do Brasil
 

Curitiba


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...

Curitiba é o município capital do estado do Paraná, sendo a mais populosa da região Sul e a oitava do Brasil. A cidade é conhecida também como Cidade Modelo, Cidade Sorriso e Cidade Ecológica do Brasil, este último graças aos seus planos urbanísticos que foram se desenvolvendo ao longo do tempo, e tem a prevenção do meio ambiente como um ponto importante. Seu sistema de transporte público também é mundialmente conhecido. É a cidade, entre as capitais brasileiras, com a maior qualidade de educação básica, índice de educação e o menor número de analfabetos. O nome “Curitiba” não tem uma origem ainda provada, a hipótese mais aceita é que venha do guarani “muito pinhão”.

A região que viria a ser a cidade de Curitiba foi desbravada por bandeirantes, e no ano de 1693 o povoado que vivia n local passou a ser reconhecido como vila. Nesta época, a vila era conhecida como “Nossa Senhora dos Pinhais”, mas após um tempo ganhou o nome que conhecemos hoje. A partir do ano de 1812, foi elevada à categoria de cidade, e em 1829 começou a receber um grande número de famílias imigrantes de diversas nacionalidades, o que influenciou bastante na cultura da cidade. Tropas revolucionárias que lutavam na revolução federalista invadiram e dominaram a capital em 1894. Em 1912 Curitiba ganha um marco em sua história, a fundação da Universidade Federal do Paraná.

A cidade está localizada em um planalto, com uma altura média de 934 metros acima do nível do mar, a Serra do Mar pode ser vista do centro da cidade. A cidade possui um clima subtropical do tipo úmido, podendo alcançar temperaturas mínimas de 2ºC e máximas de 32ºC. A vegetação do local é da Floresta ombrófila mista, e o pinheiro-do paraná, conhecida como araucária, é uma das arvores que resistiu à ação de urbanização humana e está presente em diversos bosques, públicos ou provados, protegidos pela legislação da cidade, por isso Curitiba também recebe o apelido de “Capital das Araucárias”. Curitiba tem 434,9 km² de área aproximada e com uma população estimada de quase 1,85 milhões de habitantes, o que leva a uma densidade demográfica de 4,056 mil hab/km² em média.

Curitiba é o centro econômico do Paraná, e uma das atividades econômicas que mais contribui para o PIB da cidade é o comercio, tanto o varejista como o de atacado. A cidade também funciona como um centro industrial, com um parque industrial com cerca de 43 milhões de m². A construção civil tem uma participação importante como atividade econômica, cerca de 5,8% dos empregados da cidade fazem parte deste setor. O turismo é importantíssimo para a economia, sua infraestrutura faz com que ela seja a sexta cidade brasileira na realização de eventos e turismo de negócios internacional.

A cultura em Curitiba é muito forte e bem explorada. As artes cênicas tem uma importância muito grande para a cidade, além dos teatros, como o Teatro Guaíra, a capital sedia a mais de 20 anos o famoso Festival de Teatro de Curitiba. Possui diversos museus, como o Museu Paranaense e o Museu Oscar Niemeyer. Festivais das mais diversas nacionalidades, graças aos imigrantes, como o Imin Matsuri, que comemora a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil, e a Festa da Uva, relacionada com o imigrantes italianos.