Estados e Capitais do Brasil
 

Belém


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (6 voto(s), média: 4,50 de 5)
Loading...

Belém é o município capital do estado do Pará, tem cerca de 400 anos de história como cidade e foi um importante local durante o período do Ciclo da Borracha. A cidade também é um centro politico, cultural e econômico da Região Norte, sua influência alcança até 8 milhões de pessoas no Pará, Amapá e Tocantins. A cidade também é conhecida como “Belém do Pará”, “Metrópole da Amazônia” e “Cidade das Mangueiras”. Belém foi a primeira cidade capital na Amazônia.

A cidade tem uma grande história, a região era habitadas pelos índios xucurus até o século XVIII, e nesta época as maiores fontes de economia eram as especiarias do sertão e a agricultura de subsistência. Entre os anos de 1890 e 1920 o Pará vivenciou o apogeu do ciclo da borracha, e obviamente, Belém sofreu o impacto dessa época. Além do desenvolvimento tecnológico e econômico, a cidade se desenvolveu culturalmente, imigrantes em busca de uma vida melhor e foram atraídos pelo crescimento de Belém.

Belém tem uma área de maior que 1000 km², e é estimado que há mais de 1,5 milhões de habitantes vivendo no município, o que nos dá uma densidade demográfica de 1439 hab/km² em média. A capital possui um relevo plano e baixo, esta situada em um terreno de planície amazônica. O bioma da região é a Floresta Amazônica, uma vez que a cidade está praticamente dentro desta mata tropical. O rio Amazonas, Maguari e Guamá são os principais rios nas proximidades do município.

O comercio, a prestação de serviços e o turismo geram a maior parte do PIB da cidade, porém a industria do município não deve ser menosprezada. Por ser uma região localizada entre diversos rios, a navegação fluvial é muito importante para transporte de pessoas e mercadorias. A industria metalúrgica e naval ganham bastante destaque por conta disso. A industria alimentícia também tem se desenvolvido bastante na área.

A cultura e a tradição estão muito bem representadas na cidade, mesmo com sendo considerada uma metropole moderna. Não só na arquitetura da cidade, mas nos parques como o Mangal das Garças, teatros, e museus, citando o Museu Paraense Emílio Goeldi. Algumas tradições religiosas também são muito fortes em Belém, o Círio de Nazaré é a maior festa religiosa do Brasil, e é um exemplo de como a fé esta muito presente no âmbito cultural da cidade.

Belém também é um procurado destino turístico, é conhecido como Portão de Entrada da Amazônia, por ser o primeiro normalmente escolhido para começar um turismo ecológico e cultural pelas cidades e estados da região amazônica. A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Palácio Lauro Sodré e o Bioparque Azônia, também conhecido como Crocodilo Safári, são alguns dos cartões postais da cidade. O Theatro da Paz, um dos teatros mais bonitos do Brasil, foi inspirado no Alla Scala, de Milão, também é uma atração do município.


Estado

Pará

Pará

DDD

91