Estados e Capitais do Brasil
 

Bandeira do Rio de Janeiro


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (13 voto(s), média: 3,38 de 5)
Loading...
  

Projetada pelo Dr. Alberto Rosa Fioravanti, a bandeira do estado do Rio de Janeiro foi instituída em 5 de outubro de 1965. A bandeira é formada por um retângulo dividido em quatro quadrantes proporcionais alternando as cores branco e azul. No centro da bandeira está disposto o brasão contendo o nome do estado e a inscrição em latim “Recte Rempublicam Gerere”. Durante a época imperial, a Província do Rio de Janeiro já possuía uma bandeira muito semelhante à atual, entretanto, além de não possuir o brasão, o retângulo superior esquerdo era da cor azul.

SIMBOLISMO

Historicamente, o azul e o branco presentes na bandeira simbolizam a origem portuguesa da cidade, pois são as cores tradicionais da monarquia de Portugal, usadas desde 1097 na criação do Condado Portucalense. Apenas após a proclamação da República Portuguesa foi que o estado mudou as cores da sua bandeira.

Há outra interpretação para as cores da bandeira do Rio de Janeiro, a significação heráldica. O branco é a convenção da prata, que tradicionalmente simboliza inocência, pureza, beleza, castidade, esperança e paz. O azul simboliza justiça, lealdade, saber, perseverança e vigilância.

O brasão centralizado na bandeira possui o formato oval, simbolizando os anseios cristãos. É dividido em três seções. A primeira ocupa a parte superior, na cor azul, com a silhueta da Serra dos Órgãos, em destaque o Pico de Deus. A segunda seção ocupa um quarto do escudo e possui a cor verde, que representa a Baixada Fluminense. A terceira seção ocupa a parte inferior e possui a cor azul, simbolizando o mar do Rio de Janeiro.

No centro do brasão está uma águia em posição de voo, simbolizando o poder e a força do governo justo e honesto. A águia segura um escudo redondo azul com faixas na cor prata. Dentro da faixa que corta o escudo está escrito “9 de abril de 1892”, data da promulgação da primeira Constituição do estado. Em 1992 foi adicionado à bandeira o lema escrito em latim “Recte Rempublicam Gerere”, que significa “gerir a coisa pública com retidão”. O escudo é circundado por um cordão cor de ouro representando a união do povo fluminense. Acima do escudo, centralizada, está a estrela Delta, de cor prata, que representa o Estado do Rio de Janeiro na bandeira do Brasil. À esquerda e à direita do escudo estão dispostos, respectivamente, uma haste de cana e um ramo de cafeeiro, simbolizando os principais produtos da terra. Os ramos são unidos por uma faixa cor de prata que os envolve, e nessa faixa está escrito “Estado do Rio de Janeiro”.


Bandeira da Capital

Baía de Guanabara - Rio de Janeiro/ RJ Calçadão de Copacabana - Rio de Janeiro/ RJ Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro/ RJ Museu de Arte Contemporânea de Niterói/ RJ Cidade de Paraty vista do mar/ RJ Vista aérea de Angra dos Reis/ RJ Parque Nacional da Serra dos Órgãos/ RJ Museu Imperial - Petrópolis/ RJ Ponte Rio-Niterói/ RJ